as provas objetivas e discursivas serão realizadas em 03 de março, nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
BNDES ABRE CONCURSO
O BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento abre concurso para preencher cadastro de reserva. E tem vagas para Comunicação Social, confira:
CARGO: Profissional Básico – Comunicação Social
VAGAS: cadastro de reserva
SALÁRIO: inicial de R$ 9.182,01
CARGA HORÁRIA: 35 horas semanais
INSCRIÇÕES: de 03 a 27 de janeiro no site da Fundação Cesgranrio
VALOR: R$ 64,00
PROVAS:
as provas objetivas e discursivas serão realizadas em 03 de março, nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
as provas objetivas e discursivas serão realizadas em 03 de março, nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
1ª ETAPA – PROVAS OBJETIVAS
30 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira) e 40 questões de Conhecimentos Específicos
2ª ETAPA – PROVA DISCURSIVA
Será composta de cinco questões de Conhecimentos Específicos valendo, cada uma, 10 pontos.
CONTEÚDO:
1) LÍNGUA PORTUGUESA (20 questões de 1,0 ponto cada)
I ‐ Ortografia oficial. II ‐ Acentuação gráfica. III ‐ Crase. IV ‐
Flexão nominal e verbal. V ‐ Emprego das classes de palavras. VI ‐
Emprego de tempo e modo verbais. VII ‐ Vozes do verbo. VIII ‐
Concordância nominal e verbal. IX ‐ Regência nominal e verbal. X ‐
Análise sintática: coordenação e subordinação. XI ‐ Pontuação. XII ‐
Interpretação de texto.
2) LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS/ESPANHOL (10 questões de 1,0 ponto cada)
I ‐ Conhecimentos básicos. II ‐ Interpretação de textos. III ‐ Vocabulário. IV ‐ Aspectos gramaticais.
3) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20 questões de 1,5 ponto cada + 20 questões de 1,0 ponto cada)
I – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: A comunicação na cultura contemporânea;
as teorias contemporâneas da comunicação. Os canais (veículos) de
comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de
comunicação; integração global e novos meios de comunicação. II –
JORNALISMO: A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide,
título, entretítulo. O jornalismo econômico. Assessoria de imprensa:
conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva,
entrevista exclusiva, press release, etc. Relacionamento e atendimento
à imprensa. Os veículos: jornal, revista, televisão. Agências de
notícias. Convergência de mídias e comunicação multiplataforma. III –
PUBLICIDADE: Conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de
campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de
agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova
tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e
imagem institucional de uma empresa; concorrência entre anúncio
publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de
uma empresa; Planejamento de mídia; Pesquisa de opinião e de mercado.
IV – EDITORAÇÃO: Processo de edição de livros. Preparação de originais:
normalização e padronização do texto, normas da ABNT. Projeto gráfico e
visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página,
legibilidade. Copidesque e revisão de provas (noções). Editoração
eletrônica (noções): softwares mais utilizados. Produção gráfica
(noções): pré-impressão, impressão e acabamento. V – MARKETING:
Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções
mercadológicas, sistemas mercadológicos; Marketing Promocional e ações
de promoção institucional; Marketing Digital, Planejamento de
comunicação para novas mídias; Comunicação integrada interna‐externa;
planejamento estratégico Branding (gestão de marcas). VI – COMUNICAÇÃO
ORGANIZACIONAL: Gestão estratégica da comunicação organizacional;
Comunicação interna: veículos internos, intranet e campanhas de
endomarketing (motivação e comprometimento); Planejamento editorial de
publicações internas. Planejamento e realização de eventos, noções
básicas de cerimonial. VII – CONHECIMENTOS ADICIONAIS: História
política e econômica recente do Brasil (a partir da década de 1950),
abordando o papel do BNDES no desenvolvimento do País. Noções básicas
de Economia. A atividade de fomento e o financiamento de longo prazo. O
papel dos bancos de fomento no desenvolvimento econômico; O Estado
brasileiro; República e Democracia.
Interessados podem ler o Edital Completo
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário