A Escola Design ao Vivo (curitiba) oferece especialização no Programa em Ecodesign numa abordagem para reduzir o impacto socioambiental de produtos e serviços nos sistemas produtivos industriais e comerciais, capacitando os participantes a aplicar critérios e modelos práticos em projetos visando inovação, soluções sustentáveis e lucros. O curso é coordenado pela ecodesigner curitibana Bernadete Brandão e terá a participação de outros professores de todo o país. Serão dez módulos de aulas teóricas e três módulos para a execução de um projeto aplicado na prática. “Estes professores serão a inspiração para alimentar os grupos de aprendizagem e prática”, diz ela. São eles, Cyntia Malaguti, pesquisadora e autora dos livros Requisitos ambientais para o desenvolvimento de produtos, de 2005, e Termo de referência para atuação em Design, 2011, ambos para o Sebrae; Christian Ullmann, designer premiado e especialista em Design para a sustentabilidade, autor articulista da coluna sustentável, na revista ABC, curador de mostras na área; Márcio Dupont, mestre em Design e consumo responsável e Design universal e sustentável, Liliane Chaves, doutora em Design pelo POLIMI, Sergio Michalosvkey, mestre em Gestão Ambiental, entre outros. Para amparar a reflexão, nada mais que a abertura em palestra magna com a participação de Renato Eugenio Lima, Secretário Municipal do Meio Ambiente, no dia 24 de abril, no Impact Hub, e o sociólogo do MADE (meio ambiente, desenvolvimento e educação - UFPR), o Dr. José Edmilson Lima Souza. E haverão muitos mais, fiquem de olho!
Ela explica que o “Ecodesign” é uma abordagem de desenvolvimento de produtos que visa trazer na prática, a visão sistêmica e integral da sustentabilidade, podendo atuar na configuração de produtos na fase de desenvolvimento, em processos produtivos e integração da rede de fornecedores, em soluções de produtos e serviços e na sua comunicação com o público consumidor. Bernadete lembra que em países como a Alemanha, há uma preocupação integral com os processos produtivos limpos e a existência do Selo de Ecodesign, e lembra que um produto poderia ser planejado desde a origem da matéria-prima, passando pelo consumo (consciente e responsável) até o descarte e seu destino, mais, verificar a eficiência ou não da reciclagem em alguns casos.
Público: Profissionais do Design Engenharia, Arquitetura, Gestão ambiental, Economia, Comunicação, Marketing e Humanas.
Bernadete Brandão
Coordenadora da escola Design ao Vivo – Escola de Formação em Ecodesign, Biomimetismo, Métodos para o Design Sustentável e outros cursos e práticas ligados a sustentabilidade. É designer de produto, formada pela Universidade Federal do Paraná (1983), autora premiada de diversos produtos ecossustentáveis e consultora de empresas em gestão do design, design estratégico e design sustentável.
Serviço:
Programa em Ecodesign 2014, especialização em 13 módulos (1 fim de semana ao mês mais tutoria semanal).
Todos podem participar dos módulos (certificado de módulo livre, aperfeiçoamento e atualização), mas apenas os que cumprem toda a carga horária recebem a certificaçãodo curso completo.
Coordenação: Bernadete Brandão
Início: dia 15 de maio
Local: IMPACT HUB - Rua Comendador Macedo, 233, Curitiba
Módulo 1 – PARÂMETROS PARA O ECODESIGN E A SUSTENTABILIDADE. De 15 de maio, 16 e 17, e tutorias nos dias 22, 29 de maio e 5 de junho
Horários: 5ª e 6ª das 19h00 às 22h15 e sábados, das 8h30 às 18h30 (com intervalo de almoço e coffee). Horários da tutoria: 5ª das 19h00 às 22h15 (com intervalo de coffee).
Informações: WWW.designaovivo.com.br ou 41.88189989 ou 96271914.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário