segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

seleção de bolsistas

O projeto Comunicação Comunitária na Escola (em curitiba) está selecionando novos bolsistas.

Cada bolsista recebe R$330,00 por mês para uma jornada de 20 horas semanais.

Os interessados devem enviar e-mail para messagi@ufpr.br ou toniandre@gmail.com.

O projeto NOSSA MÍDIA tem como objetivo introduzir fundamentos da Educomunicação e da Comunicação Comunitária em escolas do litoral paranaense. A educomunicação é uma vertente da educação que compreende a necessidade de preparar os jovens para uma visão crítica dos meios de comunicação, compreendendo a função social, política e cultural da mídia. Outra objetivo é capacitar a comunidade para a produção de seus próprios veículos de comunicação, com a finalidade de educar pela comunicação e para a comunicação.

Num primeiro momento, é preciso trazer meios como o jornal, o rádio, a internet e a televisão para perto dos alunos e da comunidade, tornando-os ferramentas cotidianas que auxiliem na aprendizagem. Em seguida é preciso educar para os meios, levando o público à análise crítica dos conteúdos midiáticos e de como eles constroem noções de realidade. O objetivo final do processo educomunicador é levar à produção de comunicação em suas diversas formas, buscando retratar a realidade da comunidade e atendendo às suas próprias demandas.

NOSSA MÍDIA é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e financiado pelo Programa “Universidade Sem Fronteiras” da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A coordenação do projeto está a cargo do professor Mário Messagi Júnior, que conta com a colaboração do orientador professor Toni André Scharlau. Três bolsistas profissionais formados em Comunicação Social e cinco bolsistas alunos do curso são responsáveis pela execução do projeto.

Atividades:

· Oficinas abertas aos alunos sobre os meios de comunicação, possibilitando uma aproximação com as diferentes linguagens jornalísticas.

· Oficinas para os professores, com o objetivo de capacitar para incorporar o uso e a análise crítica da mídia dentro da sala de aula.

· Atividades para compreensão das diferenças de linguagem, forma e produção entre os vários meios de comunicação. Palestras e debates sobre mídia.

· Confecção de veículos de comunicação para toda a comunidade produzido pelos alunos das oficinas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário