quarta-feira, 25 de julho de 2012

ESSE LIXO TAMBÉM É SEU!










Projeto promove intervenções surpresa de palhaços em locais públicos de São José dos Pinhais na busca por sensibilizar a população sobre a conservação da limpeza da cidade


Passa ano, entra ano, e um problema comum nos municípios brasileiros parece ganhar cada vez mais espaço. Ou melhor: as ruas e calçadas. É o acúmulo de lixo em ambientes públicos, situação que contribui com a proliferação de doenças e mostra que os cuidados individuais com locais de grande trânsito de pessoas estão longe do ideal.

Para conscientizar a respeito dos pacotes, embalagens, sacos plásticos, bitucas de cigarro, restos de comida, papéis e toda uma gama variada de resíduos que continua sendo descartada em locais impróprios, o grupo teatral de São José dos Pinhais Companhia do Intérprete realizará uma semana de esquetes de palhaços em espaços de grande circulação, como ônibus, terminais e pontos de parada do sistema de transporte coletivo da cidade, entre 30 de junho e 04 de agosto.

O projeto é uma parceria com a prefeitura municipal de São José, e as intervenções terão entre 10 e 15 minutos de duração, em que os atores utilizarão do cômico e das situações cotidianas para provocar o riso e a reflexão sobre as responsabilidades de cada pessoa na limpeza desses ambientes.

Por um novo olhar da comunidade

Para Elderson Melo, diretor artístico da Cia. do Intérprete, as intervenções incentivarão uma mudança de comportamento, já que a relação de identidade entre indivíduo e espaço público atualmente passa por um processo de esquecimento. “Queremos fortalecer um sentimento saudável que pode fazer com que cada habitante se preocupe um pouco mais com o que está à sua volta quando caminha ou anda de carro. A sensação de pertencimento ao ambiente está enfraquecida em grandes cidades, como se os locais públicos tivessem perdido importância, já que o que interessa é apenas o destino final, sempre”, explica.

O palhaço e a surpresa como ferramentas

A intenção é chamar a atenção dos transeuntes por meio da figura do palhaço e muita interação com o espaço e com as pessoas. “A intenção é que o público, que não estará à espera dessas intervenções, perceba o espaço em que está inserido. Os palhaços atuam conforme os estímulos que o ambiente proporciona, tornando essencial tudo o que está a sua volta. Por isso, ele é capaz de fazer, de forma cômica, com que as pessoas olhem mais para si, para os outros e para o ambiente. Alguém jogando lixo na rua, por exemplo, ocasionará uma situação cômica a ser explorada em cena”, destaca Elderson.

Já os horários e locais exatos das apresentações não são pré-divulgados, pois a intenção é surpreender quem passa. A qualquer momento, a população de São José dos Pinhais poderá se deparar com a trupe da Companhia do Intérprete, que promete mostrar que o lixo jogado em locais errados é problema de todos nós.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Elderson Melo
Elenco: Elisabeth Medeiros, Luann Vianna, Valter Dorte, Vanessa Vzorek
Preparação de Atores: Fernanda Fuchs
Produção: Helder de Miranda
Figurino e Maquiagem: Elderson Melo
Fotografia: Elderson Melo e Vanessa Vzorek
Realização: Companhia do Intérprete e Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais

SERVIÇO:
Intervenções de palhaços "Esse Lixo é Seu"
> De 30 de julho a 4 de agosto
> Locais: ônibus, ruas, terminais e praças de São José dos Pinhais
> Mais informações: (41) 9667- 0351, jornalismo.daniellima@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário