sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MERCADO DE TRABALHO BUSCA 120 MIL PROFISSIONAIS DE TI PARA 2015



Um setor aquecido em busca de profissionais qualificados, oferecendo uma média salarial de R$ 5 a R$ 15 mil. Esta é a realidade do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, onde pesquisam apontam um déficit atual de 40 mil profissionais.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil é o 5° maior centro de TI do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão, China e Reino Unido. A previsão para 2015 é de que cerca de 120 mil vagas de trabalho estarão abertas, e seguindo uma proporção até 2022 faltarão cerca de 408 mil profissionais da área de TI no Brasil.

Através de um estudo de mercado que analisou diversas áreas de atuação, identificando as mais crescentes e carentes em mão de obra, a educação a distância Unicesumar lança para 2015 mais dois cursos na área de TI, são eles: Engenharia de Software e Gestão de TI.

Segundo o coordenador dos cursos, Lisandro Modesto, este é um dos seguimentos que mais cresce no Brasil. “Hoje em dia todas as empresas, de pequeno a grade porte, precisam de uma estrutura de TI conectada a um software para funcionarem. É aí que inicia a demanda pelo profissional de Tecnologia. Ou a empresa tem seu próprio departamento de TI ou contrata uma empresa que preste este serviço”, diz o coordenador. A Unicesumar é a primeira instituição a oferecer o curso de Engenharia de Software na modalidade a distância, com uma metodologia totalmente reestruturada para atender a carga horária exigida para formação.

Além dos dois novos cursos, a instituição já oferece graduações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. As inscrições para o processo seletivo estão abertas, com início das aulas programadas para a segunda quinzena de fevereiro de 2015.

SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA DA EAD UNICESUMAR

Engenharia de Software

O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a propor melhorias e inovações no planejamento, construção, gestão e manutenção de processos, serviços e produtos computacionais, baseados nas técnicas da Engenharia de Software: sistemas de software corretos, completos, seguros, usáveis, com qualidade, fáceis de manter e custo justo. Além disso, irá preparar um profissional com habilidades na identificação de problemas organizacionais, buscando soluções, e desenvolvimento na gestão de equipes multidisciplinares.

Gestão da Tecnologia da Informação

Prepara profissionais para atuarem em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O curso capacita o aluno a entender a dinâmica empresarial de mercados mais exigentes, tornando-o consciente de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fundamental para a nova estrutura tecnológica que ascende, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por construir, diagnosticar, aplicar e dar suporte a sistemas de informação para diversos setores de atividade. Para isso, o profissional tem desenvolvidas capacidades de gerenciamento, identificando, assim, alternativas para facilitar os processos por meio de sistemas informatizados.

Sistemas para Internet

O objetivo o curso é formar profissionais capacitados para atuar na área da Tecnologia da Informação, com foco no desenvolvimento de sistemas para a Internet. O caráter multidisciplinar e o grande aprofundamento teórico, permite ao tecnólogo atuar em diversas áreas da TI, como programador, designer, entre outros.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário