quarta-feira, 21 de maio de 2014

REDE EMPRESARIAL CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA COMPLETA UM ANO COM BALANÇO POSITIVO E LANÇAMENTO DE NOVAS AÇÕES

Os empresários que formam a Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba.
Soma de esforços de empresários da região central da cidade beneficia população e gera aumento médio do faturamento para os empreendedores. Agora, mais fortalecidos, lançam o site da Rede e traçam os próximos passos

Após um ano de atuação, a Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba - grupo formado por empresários de diferentes perfis estabelecidos na região central da cidade, conhecida como Largo da Ordem ou São Francisco - aponta os resultados positivos conquistados por meio da soma de esforços: aumento médio do faturamento em torno de 15 a 20% no último ano. Agora, mais fortalecidos, lançam o site da Rede e assinalam para onde suas ações vão convergir.

“Queremos nos aproximar, cada vez mais, dos nossos clientes, dos mais diversos segmentos. Pra tanto, as redes sociais são fundamentais”, pondera Fernando Portella, presidente da associação. A Rede surgiu diante da necessidade de unir forças e criar ações conjuntas capazes de atrair mais turistas e beneficiar a população da cidade.

Em uníssono, os empresários - donos de restaurantes, bares, lojas, centros de arte e cultura, artesanato e serviços - dizem que se sentem fortalecidos e reconhecidos pelo trabalho em rede. Mudanças no dia a dia administrativo também estimulam o grupo a se manter coeso e focado no objetivo de aprimorar o atendimento. O site, Facebook e Instagram são aliados na busca por uma proximidade maior com a população.

Aproximação e união


Entre os ganhos desses primeiros meses de trabalho conjunto, os associados citam a aproximação com o poder público e a troca de experiências com os empresários vizinhos e com outras redes empresariais; aprimoramento e a melhoria nos processos internos, além do reconhecimento diante de entidades comerciais importantes, como SEBRAE e Fecomércio, parceiras na empreitada. “Estamos fortalecendo uma identidade a cada dia. E, com isso, ficamos mais fortes como empresários para levar novas iniciativas adiante”, diz Jorge Tonatto, do Bar do Alemão, um dos mais antigos da região. “Este contato com a ‘parte de cima’ do São Francisco foi muito importante, pois unificou a região como um todo”, pontua Patrícia Valverde, sócia da Bicicletaria Cultural, que fica em uma das pontas do circuito que forma a Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba, na Presidente Faria. “Com apoio de consultorias e treinamentos conjuntos reformulamos cardápios, diminuímos desperdícios e criamos um plano de trabalho. Tudo isso se reflete nos serviços da região, como um todo”, aposta Fernando Portella, que também é o dono do restaurante Oriente Árabe.

A empresária Anna Carolina Vargas apostou na mudança e colhe os frutos na Farnel Gastronomia Paranaense, antiga Casa Lilás. Deste que mudou o nome do restaurante, assumindo como especialidade a comida típica do Estado, viu seus ganhos aumentarem. “O ticket médio – que é o que cada um consome no restaurante – aumentou em cerca de 35%. A troca de informações me deu mais segurança para mudar”, conta ela. “Ao aprimorar nossos processos internos”, segue Karla Sottomaior, do Hotel Blumenau, “melhoramos o atendimento ao cliente que não apenas percebe isso como comenta com a gente”. “Até saber que todos enfrentam os mesmos problemas, ajuda”, completa ela. Maria Bonamigo, do restaurante Jeito Mineiro, nota a força da Rede também nos convites recebidos de órgãos públicos e entidades empresariais. “Não precisamos mais ficar por ali esgueirando, agora somos convidados para reuniões, para dar opinião e para participar de ações. Isso é sinal da credibilidade”, observa.

Centro Histórico Divertido celebra o dia da criança
Eventos e redes sociais

Além de toda a reflexão e aprimoramento, o grupo também produziu eventos com inúmeras atividades gratuitas para a população. Foram duas edições do Centro Histórico Divertido, homenagem ao dia da criança com atividades gratuitas e cardápios especiais; duas edições do Festival de Inverno, com o melhor da gastronomia da cidade e três do Natal no Centro Histórico. Ao todo, os eventos colocaram em torno de 25 mil pessoas circulando pelo calçadão do Largo da Ordem e região. A Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba também participou da criação do Mapa do Turismo, em parceria com a Rede de Hotéis do Centro de Curitiba, com o Núcleo de Turismo Receptivo e com a Rota do Pinhão. A próxima empreitada, ainda engatinhando, é a Central de Negócios, criada com o propósito de potencial o poder de compra do grupo. “Estamos bastante otimistas. Agora que vimos o retorno que dá trabalhar juntos não vamos mais voltar atrás”, assegura Jorge Tonatto.

Com empreendimentos de perfis tão distintos e que, ao mesmo tempo se completam, estar nas redes sociais é um passo imprescindível. No site do Centro Histórico de Curitiba (www.centrohistoricodecuritiba.com.br), além de notícias sobre gastronomia e ficar por dentro de tudo que acontece nos estabelecimentos da Rede, o visitante vai ter informações sobre cada espaço que a compõe. Poderá acessar o site de cada estabelecimento, conhecer seu cardápio e saber sobre as promoções. A ideia é que, com o passar do tempo, o site seja visto como um novo espaço da cidade e que as pessoas mandem fotos e participem ativamente de sua construção. “Nos unimos com a ideia de criar ações atrativas para todos. Com o site queremos também que a população se veja nas páginas da Rede nas redes sociais”, diz o presidente da Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba. “O grupo é um caminho para que tudo aconteça. Sozinha não consigo fazer nada. É importante ter apoio dos demais empresários e de entidades do comércio. As coisas só acontecem dessa maneira, juntos”, reforça a empresária e designer Suiane Oliveira Cardoso, da Suiane Maria.

EMPRESAS PARTICIPANTES

Alguns dos mais tradicionais bares e restaurantes da região histórica de Curitiba fazem parte da Rede do Centro Histórico, que é formada ao todo por 15 estabelecimentos. Entre os restaurantes, estão o Nonna Giovanna, Bella Vivenda, Oriente Árabe, Jeito Mineiro e a Farnel Gastronomia Paranaense. Ainda fazem parte da rede endereços tradicionais do Largo da Ordem, como Bar do Alemão, o Brasileirinho, o Tubas e a casa noturna Joker`s Pub.

Além de boa gastronomia, o público pode conferir diversos comércios e serviços como a loja da designer Suiane, a Suiane Maria, com uma pequena e exclusiva produção artesanal; o Solar do Rosário, espaço de arte e cultura com galeria de arte, cursos, café e livraria. Completam a Rede a Papelaria Paper’s, Hotel Blumenau, a União dos Escoteiros do Brasil-PR e a Bicicletaria Cultural, local que realiza diversas atividades culturais e é estacionamento de bicicletas no centro da cidade.

+ info:
www.centrohistoricodecuritiba.com.br
https://www.facebook.com/CentroHistoricoCuritiba


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário