terça-feira, 16 de setembro de 2014

CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE CINEMA



Acontece de 16 a 19 de setembro a primeira edição da mostra Circuito Universitário de Cinema. O tema é sobre as ditaduras militares no cone sul e seus ecos nas democracias sitiadas

As sessões serão seguidas de debates com professores, estudiosos, alunos e militantes.

Durante o evento também realizada a pré-estreia do documentário, inédito no circuito comercial brasileiro, "500 - os bebes roubados pela ditadura argentina", do diretor Alexandre Valenti, com co-produção da MPC filmes, que realiza o Circuito Universitário.

Será uma ótima oportunidade para assistir em primeira um dos documentários mais completos sobre as Avós da Praça de Maio, um grupo de mães e avós que durante a ditadura militar argentina de 1976-83, montou uma associação, internacionalmente reconhecida, para achar seus netos sequestrados durante a ditadura, bem como seus próprios filhos, presos políticos assassinados durante o período.

Haverá também a exibição do documentário "Setenta" da diretora e jornalista Emilia Silveira, com roteiro de Sandra Moreyra e produção de Rosane Hatab. O documentário narra a trajetória e o reencontro com 18 militantes de um grupo de 70, que foram trocados em troca da libertação do embaixador suiço Giovanni Enrico Burcher, durante a ditadura militar brasileira.

Passados 40 anos do ocorrido o filme narra a emocionante visitação as memórias do período por parte destes sobreviventes, alternando histórias dramáticas, curiosidades e até mesmo momentos bem humorados de quem enfrentou a repressão e a violência.

O outro filme presente na mostra é "Duas Histórias" que foi produzido com o apoio do projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira.

Programação:
Dia 16 de Setembro - Anfiteatro 1100 da Reitoria da UFPR
09h30 – Duas Histórias, de Angela Zoe

16 de Setembro - Sala 613 do Ed. D. Pedro I da Reitoria da UFPR
14h00 – Setenta, de Emilia Silveira. Com roteiro da jornalista
Sandra Moreyra e produção de Rosane Hatab

17 de Setembro - Anfiteatro 1100 da Reitoria da UFPR
14h00 – 500, Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti

18 de Setembro - Sala 103 do Colégio Estadual do Paraná
10h00 – Duas histórias, , de Angela Zoe

19 de Setembro - Sala 103 do Colégio Estadual do Paraná
10h00 – Setenta, , de Emilia Silveira

Endereços:

Reitoria da Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299, bairro Centro, Curitiba/PR

Colégio Estadual do Paraná
Avenida João Gualberto, 250, bairro Alto da Glória, Curitiba/PR

fonte: ParanáCine

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário