quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RODA DE CONVERSA COM CANDIDATAS FEMINISTAS ::: DCE UFPR ::: DIA 25 DE SETEMBRO



O voto foi garantido às mulheres em 1934, mas passados 80 anos, e com as mulheres sendo 52,13% do eleitorado, a presença feminina na política brasileira ainda é tímida, e enfrenta enormes resistências e desafios.

Somos a maioria da população, mas no Congresso, atualmente, apenas 43 deputadas federais (de um total de 513) e 10 senadoras (de um total de 81) legislam sobre temas que dizem respeito ao nosso corpo, nossas escolhas e nossas vidas.

Nas eleições deste ano, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados até 22 de julho, de um total de quase 25 mil candidatos, 7.407 são do gênero feminino, um total de 29,73%. É pouco e sequer cumpre a lei de reserva de pelo menos 30% dos cargos eletivos para um dos dois gêneros.

Com o objetivo de problematizar, discutir e propor soluções para aumentar a participação das mulheres na política e aumentar o leque de políticas públicas destinadas a nós, convidamos você para participar do evento "Mulheres na Política e políticas para mulheres", organizado pelo Coletivo Feminista Iara, formado por alunas do curso de Direito da UFPR.

Vamos conversar com cinco candidatas feministas nas eleições para deputada estadual e federal pelo Paraná em 2014. São elas: Anaterra Viana (PT), Bianca Zanetti (PSTU), Leticia Lanz (PSOL), Mariane Siqueira (PSTU) e Xênia Mello (PSOL). Nosso recorte por candidatas feministas reflete nosso compromisso com propostas que busquem a emancipação e a autonomia de todas as mulheres, em todas as áreas.

Venha conversar sobre como lutar por políticas públicas nas áreas de educação e saúde, combate à violência doméstica, sexual, psicológica e moral, descriminalização do aborto, parto humanizado, profissionalização, discussão da prostituição, identidade de gênero, promoção da igualdade racial e de gênero e muitas outras questões!

Na foto, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982), a primeira mulher eleita para uma Constituinte, a de 1934.

SERVIÇO:
Roda de Conversa com Candidatas Feministas
dia: 25 de setembro / às 17h
local: DCE UFPR / esquina entre as ruas Amintas de Barros e General Carneiro (centro de Curitiba - PR)

fonte: COLETIVO IARA

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário