quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PRÊMIO SANEPAR DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis: em busca de parceiros para a construção de um futuro sustentável para todos

Tema de 2015: Eficiência energética no saneamento

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), preocupada com a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento do setor de saneamento, está lançando a 1.ª edição do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS). O objetivo é identificar e reconhecer trabalhos de referência no país. Nesta edição, o PSTS irá selecionar, premiar e divulgar trabalhos técnicos, desenvolvidos em instituições brasileiras de ensino, públicas ou privadas, que versem sobre “Eficiência energética no saneamento”, buscando soluções sustentáveis para a conservação, a racionalização e a produção de energia no setor de saneamento.

Atualmente, o tema energia tem sido muito discutido pela sociedade brasileira, sobretudo por causa das incertezas sobre sua disponibilidade e dos significativos aumentos tarifários. A energia é um insumo imprescindível para os processos industriais e sua disponibilidade, custo e qualidade influenciam diretamente a capacidade competitiva das empresas. Em tempos em que o aquecimento global e as mudanças climáticas são assuntos de repercussão mundial, a implementação de ações de eficiência energética torna-se fundamental para minimizar impactos ambientais, recuperar receitas e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Nesse sentido, por meio da conservação e do uso racional da energia, procura-se a sustentabilidade não apenas econômica, mas também social e ambiental.

As empresas do setor de saneamento são grandes consumidoras de energia elétrica. De modo geral, elas possuem instalações que demandam alto consumo de energia, o que gera muitos custos, podendo até comprometer significativamente seu faturamento. Torna-se, assim, imprescindível pesquisar e fomentar soluções para minimizar custos operacionais, garantindo que recursos sejam aplicados de maneira mais eficiente e permitindo a continuidade dos projetos que podem universalizar o saneamento.

A Sanepar espera que o Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis seja um estímulo para a busca dessas soluções inteligentes e quer que pesquisadores e instituições de ensino tornem-se parceiros em sua preocupação em relação à construção de um futuro sustentável, garantindo os direitos desta e de outras gerações, inclusive o direito à água, ao saneamento e a um ambiente preservado e cuidado como patrimônios de todos nós.

Confira todos os detalhes na aba “Regulamento”, aqui


fonte

Dica do José Lazaro JR, do Livre.jor

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário