domingo, 4 de outubro de 2009

5ª Bienal VentoSul promove palestra sobre Jornalismo Cultural

A 5ª Bienal VentoSul promove dia 9 de outubro a palestra Jornalismo Cultura: polêmica ou propaganda?, com a participação do professor e crítico de artes plásticas Fábio Cypriano. O encontro será na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Juvevê, a partir das 19 horas. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição com antecedência.

A palestra abordará o papel do jornalismo cultural. Segundo o também repórter da Folha de S. Paulo, a crítica no jornalismo cultural tem se restringido ao espaço das resenhas, fazendo com que os textos tornam-se mais propagandísticos de que jornalísticos. “Isso ocorre, em parte, pela necessidade dos jornalistas em agradarem o circuito das artes, evitando polêmicas para manterem-se não só bem informados como usuários de benesses como convites para festas e viagens”, afirma o crítico de artes.

Fabio Cypriano é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor nos cursos de Jornalismo (graduação) e Jornalismo Cultural e Arte: Crítica e Curadoria (pós-graduação lato sensu). Atua como crítico de artes plásticas, repórter da Folha de S. Paulo, colaborar da revista inglesa Frieze e é autor de Pina Bausch (Cosac Naify, 2005).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário