segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Conferência Livre de Curitiba - terça (06)

Etapa preparatória para a conferência estadual debaterá o cenário das comunicações

Você está satisfeito e satisfeita com a programação da sua TV? Sabia que as concessões de rádio e TV são públicas e que você poderia participar e opinar sobre o conteúdo que elas veiculam? Acha justo e democrático que a liberdade de expressão seja um direito de oito famílias e que o povo brasileiro tenha como única opção desligar a TV ou trocar de canal? Quase 60% das verbas publicitárias são destinadas a uma única emissora de televisão! Como ficam as emissoras públicas, educativas e comunitárias? Você sabia que estão querendo acabar com a liberdade na internet? E o que tudo isso tem a ver com você?

A comunicação, assim como a educação, a saúde, a moradia, é um direito humano que deve ser exercido por todos e todas. Historicamente, no entanto, as políticas de comunicação no Brasil têm sido definidas sem a participação democrática da sociedade. Como resultado, temos um cenário de grande concentração dos meios de comunicação e poucos espaços de participação pública nas discussões sobre o setor.


Conferência Nacional de Comunicação

Neste ano, pela primeira vez, haverá a oportunidade de mudar o cenário existente. Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro será realizada a I Conferência Nacional de Comunicação – Confecom, com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. A Confecom será um espaço em que os cidadãos brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas demandas e propostas para políticas públicas de comunicação.

O debate envolverá, entre outros, os seguintes assuntos: concentração da mídia no país, rádios e TVs comunitárias, produção independente e regional na TV e no rádio, envolvimento de parlamentares na gerência ou posse de veículos de comunicação, sistema público de comunicação, controle social das concessões, universalização da banda larga, fomento à produção do cinema nacional, direito autoral e convergência.

Etapas locais

Antes da etapa nacional, conferências municipais e regionais ocorrerão em todo o Paraná em preparação para a etapa estadual, agendada para 6, 7 e 8 de novembro. As etapas preparatórias têm caráter mobilizador e deliberativo, e podem encaminhar diretrizes para a Conferência Estadual de Comunicação.

Conferência Livre de Curitiba

06/10 – Espaço Cultural dos Bancários (rua Piquiri, 380) - 18h.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário