quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ENCONTRO IOP REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUL-BRASILEIRO TERÁ ATO SIMBÓLICO CONTRA O TABAGISMO

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP realiza no dia 29 de agosto sua III Jornada Científica do IOP, com o tema “Cuidados Paliativos na Essência da Oncologia”. Em paralelo, realizará o Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço.

Durante o Encontro, será também abordada a forma de avaliação para diagnóstico do fator causal do câncer da região de cabeça e pescoço, que inclui testes para detecção da infecção pelo HPV. Conforme estudos recentes, o HPV tem sido associado a um maior risco de alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço. Pacientes portadores de HPV concomitante a câncer de cabeça e pescoço tendem a ter na sua evolução mais eficácia com o tratamento, classicamente os principais fatores de risco para os cânceres mais incidentes de cabeça e pescoço são o tabagismo, o etilismo e a população mais atingida, historicamente, são pessoas acima dos 50 anos. No entanto, há algumas décadas, o perfil de incidência mudou, indicando modificações de comportamentos sociais. Enquanto nos anos 80 e 90, aproximadamente 80% dos pacientes eram fumantes, etilistas e com idade superior a 50 anos, hoje o alvo são pessoas mais jovens e HPV positivas.

As opções de tratamento e recomendações dependem de vários fatores, incluindo o tipo e estágio do câncer, possíveis efeitos colaterais e as preferências do paciente e de saúde geral. De acordo com a oncologista do IOP, Rosane do Rocio Johnsson, “Ao se planejar o tratamento, leva-se em consideração como ele pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa, tais como a forma como ela se sente, olha, fala, come, respira. Os especialistas que tratam e cuidam de câncer de cabeça e pescoço estarão reunidos na III Jornada Científica do IOP para debater a realidade do dia a dia na abordagem do tratamento do paciente com esta neoplasia, pois a formação é de uma equipe multidisciplinar para cuidar de cada paciente, e a avaliação deve ser feita pelo profissional individualmente envolvido antes de iniciar qualquer tratamento. A equipe multiprofissional muitas vezes inclui médicos oncologistas, radioterapeuta, cirurgiões, otorrinolaringologistas, cirurgiões plásticos para reconstrução de tecidos, prostodondistas maxilofaciais, que são especialistas que realizam a cirurgia reparadora nas áreas de cabeça e pescoço, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros”, sentencia.

Alerta

Como orientação à população, a oncologista cita alguns sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço que servem para ficar alerta: feridas na cavidade oral, rouquidão e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias, principalmente em indivíduos acima de 40 anos. Lembra, também, que os tumores na cavidade oral, na faringe ou na laringe são aqueles que apresentam uma lesão visível ou atrapalham a mastigação, a deglutição ou a voz, o que acaba comprometendo a função desses órgãos.

Ato Simbólico – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço realizará um Ato Simbólico alertando sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é justamente dia 29. Nesse dia, são realizadas campanhas alertando a população sobre os males que o tabagismo causa. O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro, estudos científicos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca, apontam que sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, aproximadamente 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde – OMS são ainda mais incisivos. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será o responsável pela morte de 8 milhões de pessoas.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao tabagismo são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.


SERVIÇO:

 III Jornada Científica do IOP – Cuidados Paliativos na Essência da Oncologia e Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço
Dia: 29 de agosto (das 8h30 às 19h)
Local: Hotel Deville Rayon, Rua Visconde de Nacar, 1.424 Curitiba/PR /// Entrada Franca


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário