terça-feira, 26 de agosto de 2014

ESPECIALISTAS VÃO DEBATER OS CUIDADOS PALIATIVOS NO TRATAMENTO DO CÂNCER

III Jornada Científica do IOP também traz Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço, que vai discutir novas tecnologias para agregar qualidade de vida ao paciente

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP realiza no dia 29 de agosto, no Hotel Deville Rayon, sua III Jornada Científica, com o tema “Cuidados Paliativos na Essência da Oncologia”, reunindo especialistas nacionais em torno da discussão da melhoria da qualidade de vida do paciente em tratamento, visando o controle e melhora dos sintomas e da dor.

De acordo com a presidente da III Jornada Científica do IOP, a oncologista Clarice Nana Yamanouchi, “Cuidados Paliativos são os cuidados de proteção que melhoram a qualidade de vida dos pacientes, pois cuidam de tratar o sofrimento que a doença ou o tratamento podem trazer. O manejo adequado dos sinais e sintomas da doença e das complicações dos tratamentos é inerente ao aumento da sobrevida. Acreditamos que quando a vida é mais bem cuidada, a vivemos em sua plenitude”, sentencia.

Presença confirmada na Jornada, o médico geriatra Toshio Chiba abordará o tema “Cuidados da dor no idoso com câncer”. O trabalho de Chiba vem se destacando na área de Cuidados Paliativos por esclarecer a forma de viver, com novas atitudes que podem levar o ser humano à conquista de uma vida melhor, saudável e longa.

O objetivo da III Jornada Científica do IOP é propiciar uma troca de experiência de serviços de referência, com isso enriquecendo a atuação dos oncologistas para com os doentes acometidos por câncer.

Em evento paralelo, o Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço discutirá os tumores e fundamentalmente o papel da cirurgia, sequelas e morbidade. Outro tema a ser abordado é o surgimento de novas terapias e mudanças na forma do tratamento do câncer de tireoide, envolvendo atuação cada vez maior da interdisciplinaridade, favorecendo a evolução do tratamento dos tumores de cabeça e pescoço.

Para a coordenadora científica da III Jornada Científica do IOP, a oncologista Rosane do Rocio Johnsson, “O tratamento oncológico é sempre muito individualizado e é importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente com câncer. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas cujo objetivo é a melhora da sobrevida e da qualidade de vida). O primeiro objetivo visa à cura dos pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade. Um bom tratamento deve ser indicado para todos os tipos de cânceres, mesmo para aqueles em que a chance de cura é pequena. Requer esperança e determinação para que as dificuldades e perigos sejam derrotados e os insucessos, que por vezes ocorrem, sejam encarados de modo mais objetivo. Caso a cura não seja possível, um segundo objetivo é traçado, que seria a remissão da doença, fazendo com o que o paciente fique bem consigo mesmo pelo maior tempo possível, longe de efeitos do câncer e de hospitalizações. Quando a chance de remissão é remota, o objetivo passa a ser controlar a doença e seus sintomas com o uso adequado de terapêutica paliativa e de cuidados paliativos. O objetivo maior é melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas prolongar sua vida. O médico deve ajudar o paciente a manter a sua dignidade, entender sua fraqueza e evitar sentimentos de frustração. É importante que o médico tenha condições de desenvolver o bom julgamento para o interesse do próprio paciente. Com bom senso e sensibilidade esses objetivos se tornam atingíveis”, finaliza.

O Encontro, destinado a cirurgiões de Cabeça e Pescoço, oncologistas clínicos e outras especialidades como endocrinologistas e otorrinolaringologistas, visa discutir as novas tecnologias que agregam qualidade de vida e aumento de sobrevida nos tumores de Cabeça e Pescoço e contará também com um Ato Simbólico sobre o “Dia Antitabagismo”, ressaltando a importância da conscientização do malefício do vício de fumar.

Durante o evento, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Rogério A. Dedivitis, debaterá com cirurgiões e especialistas da área “A realidade da preservação de órgãos”.

A Jornada e o Encontro serão oferecidos gratuitamente e contarão com palestras, mesas-redondas e discussão de casos com temas relacionados às duas áreas de conhecimento.

Serviço:
III Jornada Científica do IOP – Cuidados Paliativos na Essência da Oncologia e Encontro Sul-Brasileiro de Cabeça e Pescoço
Dia: 29 de agosto (das 8h30 às 19h)
Local: Hotel Deville Rayon, Rua Visconde de Nacar, 1.424 Curitiba/PR
Informações: http://jornadaiop.com.br/ ou (41) 3022-1247 – Secretaria Executiva
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário