sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CABARET GLICOSE

foto: Rafael Ciqueira Guimarães
Coletivo curitibano O Elenco de Ouro em parceria com artistas da Casa Selvática realizam apresentações em Portugal

Dando continuidade ao processo de internacionalização de seu trabalho - que resultou na participação do grupo em encontros e festivais em países como Chile, França e Espanha - o Coletivo Elenco de Ouro em parceria com artistas da Casa Selvática, realizará três apresentações do espetáculo Cabaret Glicose nas cidades de Lisboa e Loures, em Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2015, integrando a programação do Festival O Bairro i o Mundo - o maior evento de Arte e Inclusão do país.

"Cabaret Glicose é um espetáculo que surgiu do processo de pesquisa sobre a linguagem do cabaré. As cenas dispostas como números musicais, a velocidade das trocas de roupa, o coro, as coreografias, a música ao vivo, os assuntos marcantes da história passados “em revista”, são elementos que compõem esta montagem e ressaltam o caráter espetaculoso da cultura de massa.” comenta o diretor Cleber Braga.

Assumindo uma perspectiva “decolonialista” - que considera a possibilidade de uma construção singular de identidade cultural em povos colonizados, bem como a necessidade de novos parâmetros para a compreensão destas realidades específicas – este trabalho se vale de estereótipos de brasilidade para refletir sobre identidade, originalidade e plágio num ambiente pós-utopia.

A primeira apresentação de Cabaret Glicose se deu em formato de mostra de processo, dentro do evento Mostra Cena Breve Curitiba, no ano de 2007. Nesta ocasião, o projeto foi selecionado por um júri especializado e pelo voto popular para fazer uma curta temporada no Teatro da Caixa, em Curitiba. Em 2013, o Elenco de Ouro retomou este processo de investigação e estruturou o espetáculo com antigos colaboradores do grupo ( Leonarda Glück e Ricardo Nolasco) e com outros artistas residentes da Casa Selvática ( Gabriel Machado, Mari Paula, Stéfano Belo e Manolo Kottwitz).

O projeto foi comtemplado no Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, do Ministério da Cultura, e além das apresentações conta com uma uma série de oficinas com diferentes artistas a serem realizadas em Portugal e no Brasil. Em Curitiba as oficinas ocorrem na Casa Selvática no mês de março.

Sobre o grupo:

O Elenco de Ouro é um coletivo artístico curitibano, fundado em meados do ano 2000, de composição flexível e com colaboradores de formações artísticas variadas. Sua produção está focada na interface entre práticas teatrais e performativas, com ênfase na intervenção urbana. Em 2013 o Elenco de Ouro realizou uma série de intervenções artísticas nas cidades de Curitiba e Irati, no Paraná, e em Granada, na Espanha, como parte do projeto Cartografias Curitiba-Granada, em parceria com o coletivo espanhol FAAQ. Este projeto foi contemplado no edital de co-produção do Iberescena (Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas).

A Casa Selvática é um espaço/coletivo artístico que reúne mais de 10 artistas residentes que compartilham seus processos criativos e desenvolvem projetos destinados à investigação de novas linguagens artísticas, sejam elas para teatro, dança, literatura, cinema, vídeo, música, artes visuais e performáticas, além de seu respectivo hibridismo transdisciplinar. Também ocupam o espaço selvático discussões sobre arte independente, gestão e produção em arte contemporânea.

Sobre o Festival

O Teatro Ibisco, Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo, em Loures, Portugal, faz todos os anos a co-produção, com a Câmara Municipal de Loures, do Festival O Bairro i o Mundo. O Festival O Bairro i o Mundo é o maior evento de Arte e Inclusão do país. Em 2013 iniciou a reabilitação (cultural, artística, infraestrutural e cívica) do Bairro da Quinta da Fonte. Este ano fará o mesmo na Quinta do Mocho. A maioria da população residente nestes bairros é oriunda de países da CPLP: Guiné, Brasil, Cabo Verde, São Tomé , entre outros.

Atividades complementares
Além das apresentações em Portugal, o projeto Cabaret Glicose prevê a realização de oficinas de criação nos dois países envolvidos. No Brasil, elas serão realizadas nas cidades de Curitiba (PR) e Itabuna (BA):

Oficina 1 – Cultural e Identidade (28/02/2015 – Itabuna/BA)
Ministrante: Rafael Siqueira de Guimarães

Partindo de autores como Zygmunt Bauman e Roberto da Matta, este módulo pretende desenvolver uma reflexão sobre o processo contínuo de construção de nossa identidade nacional.

Oficina 2 - Estética Do Desbunde - Do Rito ao Rebolado (15/03/2015 – Curitiba/PR)
Ministrante: Ricardo Nolasco

Um estudo e discussão tendo como objetivo repensar o desbunde em 2015 tendo como referências vertentes artísticas icônicas e genuinamente brasileiras como o teatro de revista brasileiro, o teatro rebolado, o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, o poeta Roberto Piva, o compositor Fausto Fawcett e o grupo Dzi Croquettes.

Oficina 3 - O Corpo Transbordante (13/03/2015 – Curitiba/PR)Ministrante: Gabriel Machado.

A oficina traz um panorama do trabalho que Gabriel Machado vem desenvolvendo em seus trabalhos como diretor, performer e coreógrafo. Em busca de uma “estética do exagero”, um lugar menos higienizado para a obra de arte, em busca de um corpo em estado de transbordamento. Serão propostos exercícios que buscam alterar e provocar diferentes estados e criação de ambientes e contextos. Para tal, o trabalho apoia-se nas discussões sobre grotesco feminino, propostas por Mary Russo e Judith Butler, na pornochanchada brasileira de 1970, filmes de Pedro Almodóvar, e a performance de cantoras latino-americanas.

Oficina 4 – É Fogo Na Pipoca! (28/02/2015 – Itabuna/BA)Ministrante: Cleber Braga

Inspirada na tradição do Teatro de Revista e no Teatro de Rebolado, com seus números dançados e evoluções em coro, esta oficina propõe um método de improviso baseado no imaginário da música popular brasileira. Busca-se, aqui, reconhecer arquétipos e estereótipos presentes neste imaginário para, a partir dele, elaborar números individuais e coletivos. Músicas e figurinos são o ponto de partida para um teatro-celebração debochado.

Oficina 5 - Corporeidade Transdançande Brasileira (14/03/2015 – Curitiba/PR)Ministrante: Mari Paula.

O objetivo desta oficina é apresentar prática corporal que reconsidere a lógica inflexível sobre “corpo brasileiro”. Por meio de exercícios de construção do movimento, a ideia é comer, digerir e reconfigurar o pensamento sobre os corpos nascidos no Brasil e suas associações estereotipadas, propor sobretudo análise sobre “sensualidade” como característica nacional e descobrir uma subjetividade existente no corpo dançante. Esta oficina é terico-prática.




foto: Elenize Dezgenisk

Serviço:
Cabaret Glicose - Apresentações em Portugal
24/01/2014 - Lisboa
25 e 26/01/2014 – Loures
Oficinas no Brasil
Oficina 1 – Cultural e Identidade (28/02/2015 – Itabuna/BA)
Oficina 2 - Estética Do Desbunde - Do Rito ao Rebolado (15/03/2015 – Curitiba/PR)
Oficina 3 - O Corpo Transbordante (13/03/2015 – Curitiba/PR)
Oficina 4 – É Fogo Na Pipoca! (28/02/2015 – Itabuna/BA)
Oficina 5 - Corporeidade Transdançande Brasileira (14/03/2015 – Curitiba/PR)

Ficha Técnica:
Cleber Braga – direção artística e dramaturgia
Gabriel Machado – coreógrafo e iluminador
Leonarda Glück - atriz
Mari Paula – atriz
Manolo Kottwitz – ator/músico
Rafael Siqueira de Guimarães - produtor e ator
Ricardo Nolasco - ator
Stéfano Belo - ator
Victor Hugo – assessoria de imprensa

Contatos:
Cleber Braga: (41) 9828 2588 ou (73) 9135 3365
elencodeouro@gmail.com ou cleberbrag@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário