sábado, 10 de dezembro de 2016

VOZES DE ABRIGO



“Crianças de abrigos são como sementes plantas no vento, são como sonhos esperando serem sonhadas”

O espetáculo Vozes de Abrigo com direção geral de Fábio Nunes Medeiros e música de André de Souza, conta histórias fictícias e reais de crianças de abrigos. A base conceptiva dessa peça está nas linguagens do teatro de animação e do espetáculo dramático musical. O diretor parte da premissa que o teatro de animação é uma expressão direta da percepção da criança e o canto é uma linguagem que atravessa vários sentidos e tem como principal meio a voz, tanto no sentido literal quanto metafórico. Assim sendo, essa duas formas de expressão são os alicerces dessa montagem.

Além da direção, Fábio assina a dramaturgia da peça, que entende dramaturgia não apenas como verbal, mas também visual. Ele conta que essas duras histórias coletadas foram convertidas em metáforas para que pudessem vir a público. “Muitas dessas crianças guardam essas histórias como verdadeiros tesouros para justificar que não são filhas do vento, mesmo quando muitas vezes essas histórias tenham raízes apodrecidas”, destaca Fábio Medeiros.

O espetáculo revive essas histórias abrindo caminhos para várias reflexões, especialmente sobre nossa responsabilidade perante a situação de abandono e também de abrigo, mas também para que percebamos que não estávamos sós no mundo.

“Esse rio de histórias paralelas que muitas vezes corre do nosso lado, mas que não conhecemos ou não olhamos por opção, é o rio de nossa história também, enquanto seres humanos” considera Medeiros.

“Quando Fábio me convidou para o projeto, eu cometi a ousadia de lhe propor que trabalhássemos com música original. Na época ele relutou, mas hoje vemos que foi uma decisão acertada, porque conseguimos com isso uma unidade estilística entre as partes faladas e cantadas. Fiquei satisfeitíssimo com a nossa parceria, e posso dizer sem falsa modéstia, que a qualidade das canções é resultante dessa parceria”, menciona o diretor musical André de Souza.

O espetáculo é para todas as idades, mas recomenda-se para crianças acima de 10 anos.

Mais informações:
Gênero: Espetáculo dramático musical; Duração: 60min

Sobre Fábio Medeiros:
Diretor de teatro com o foco da pesquisa nos cruzamentos entre o teatro de animação e outras linguagens, sendo parte desta desenvolvida na Alemanha, República Tcheca e na França; Atou na direção de espetáculos teatrais e grupos de contação de histórias, bem como participou de várias produções nos aspectos de visualidade da cena. Seus últimos trabalhos de direção foram Teatro de Sombras de Ofélia e A Cotovia e a Rosa. Idealizou e coordena o projeto LAICA - Laboratório de Investigação do Cruzamento de Animações, na Faculdade de Artes do Paraná – FAP.



SERVIÇO:

10/12 - sábado- às 20h
11/12 - domingo- às 11h.
Local: TELAB - Faculdade de Artes do Paraná
Endereço: Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral, Curitiba

FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Fábio Nunes Medeiros
Direção musical e composições: André de Souza
Assistência de direção: Jordana Carvalho Meirelles
Assistência de produção: Carol Scabora, Rosane Freire
Atores-animadores: Janaina Graboski, Junior Obata, João Muniz, Jean Cequinel, Hudson Biscaia, Maicon Silverio, Paola Kulik, Dayane Padilha
Cenário e figurino: Fábio Nunes Medeiros
Costura: Deo Araújo e Juraci Carneiro
Formas animadas: (LAICA-FAP) Flávio Marinho, Janaina Graboski, João Muniz, Junior Obata, Hudson Biscaia, Anne Caetano, Renan Turci, Lucas Berthier Cardoso, Alan Martins
Modelagem dos bonecos: Flávio Marinho, Hudson Biscaia, Fábio Nunes Medeiros
Iluminação: João Muniz e Fábio Nunes Medeiros
Músico: André de Souza (piano)
Cenotecnia: Lucas Berthier Cardoso
Maquiagem: Dayane Padilha
Assessoria de comunicação: Rosane Freire
Design Gráfico: Wander Barbieri
Teaser: Renan Turci
Fotografia: Juliana Luz
Filmagem: Alan Martins e Flávia Wolfart
Operação de luz: Maycon Lorkievicz e Jordana Carvalho Meirelles
Equipe de apoio: Ana Paula Melgarejo, Ingrid Vidal, João Daniel Vidal

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário