quarta-feira, 19 de março de 2014

AOS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS

Sei que muitos profissionais de RH acompanham este blogue e quero fazer uma pergunta chata:

Não estudei curso de RH, psicologia ou qualquer coisa assim. Não sei como é a instrução quando a responder e-mails. Mas gostaria de saber por que grande parte dos currículos que a gente manda (por e-mail) não tem resposta?

Olha, você pode até pensar que é chorumela ou que meu currículo é muito ruim, indigno ou fora do perfil daquela vaga que não obtive retorno, mas juro que não é (só) isso não. Já ouvi outras pessoas reclamando de não terem resposta, pois simplesmente muitos RH não respondem e-mail.

Nem estou mandando currículo faz tempo, até estou empregado, mas lembrei de reclamar isso por causa de um leitor deste blogue que ficou feliz por tê-lo respondido um e-mail com currículo e portfólio.

Poxa, sou editor de blogues há sete anos e pelo que me lembro respondi quase todos os e-mails que me mandaram - inclusive pra dizer que sou só o editor do blogue e que não tenho influência em contratações.

Posso dizer que não custa tanto assim responder um e-mail, levando em consideração que pra quem manda seu currículo é muito importante obter um retorno.

Esta reclamação não é nada pessoal, não fiquem brabos, mas acho que os profissionais de RH deveriam ser mais educados. Só isso.

ME DESCULPE se você é um profissional de RH e é educado e responde os e-mails nem que seja pra dizer que nosso currículo não se enquadra para aquela vaga, mas "será colocado num banco de talentos e analisado para oportunidades futuras...". Sério mesmo, qualquer resposta é melhor que nada.

:)

.

2 comentários:

  1. Nossa, isso é uma ótima pergunta!

    Eu vivo mandando currículos e muitas (na maioria) das vezes não recebo resposta. É muito chato.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muito frustante. Mas não só pessoas de RH, muitos contatos dos que fiz, inclusive por telefone, mal confirmam o recebimento do material. E isso que envio currículo e mini portfólio em PDF e link para meu site de portfólio on-line (trabalho com design gráfico). O profissional que está procurando uma recolocação às vezes precisa de um mínimo de conforto em, no mínimo, saber por meio "humano" que seu contato chegou eletronicamente ao seu destino. Quando você tem um retorno mínimo do tipo "Recebi seu material, obrigado" encerra esse pequeno ciclo de comunicação. Com muita sorte, se alguém responde com um tom solidário ou colaborativo, mesmo não oferecendo uma vaga, é bastante tranquilizante, até motivador.

    ResponderExcluir