sábado, 29 de março de 2014

MONÓLOGO PREMIADO, “CORRENTE FRIA, CORRENTE QUENTE” É DESTAQUE NO FESTIVAL DE CURITIBA COM ENTRADA GRATUITA ::: SÁBADO E DOMINGO (30)



Escrito e interpretado por Fernanda Fuchs, monólogo mostra o drama de uma menina de Okinawa, que perde o pai no mar do Japão. Com texto premiado pela Sociedade Bunkyo, em São Paulo, a peça também ganhou troféus de melhor atriz e de segundo melhor espetáculo no 4º Festival de Teatro de Paranaguá



Drama de uma menina de Okinawa, que perde o pai no mar do Japão, o monólogo “Corrente Fria, Corrente Quente” é destaque no Festival de Curitiba, na mostra Fringe. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem na Casa Hoffmann, Largo da Ordem, no dia 29 de março (sábado) às 13h e no dia 30 (domingo) às 19h.

Escrita e interpretada por Fernanda Fuchs, com direção de Hermison Nogueira e Franco Fuchs, a montagem teve seu texto premiado em São Paulo, pela Sociedade Bunkyo, e obteve troféus de melhor atriz e de segundo melhor espetáculo no 4º Festival de Teatro de Paranaguá. O espetáculo conta com figurino e cenografia de Katia Horn e iluminação de Valter Dorte.



Mar de ausências e esperas

O encontro das correntes oceânicas Oyashio (do tipo fria) e Kuroshio (quente) provoca uma abundância de peixes no Japão. Mas, na cabeça de Fernanda Fuchs, o encontro das águas gerou “Corrente Fria, Corrente Quente”. Na peça, uma jovem de Okinawa (província localizada no extremo sul do Japão) fala sobre o desaparecimento do pai, que saiu para pescar em alto-mar e nunca mais voltou. Sentado a poucos metros da atriz, o público testemunha o cotidiano da garota e o seu mergulho na elaboração da perda paterna. Como em um ritual, elementos como precisão, paciência e concisão são valorizados. Com seus movimentos e o uso de sacos de juta, Fernanda transporta os espectadores a um universo de sonho e memória.

Imaginário japonês
Nascida em Paranaguá e criada em Curitiba, Fernanda Fuchs nunca foi ao Japão. Sua peça foi criada então a partir do seu imaginário e com o auxílio de pesquisas sobre a terra do sol nascente. Aspectos geográficos serviram de inspiração tanto quanto referências artísticas japonesas, como a gravura A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai. “Nas pesquisas, a força das correntes marítimas me chamou atenção, assim como a força dos terremotos e tsunamis, desastres que parecem ser encarados com naturalidade pela população japonesa”, conta Fernanda.



Biografia de Fernanda Fuchs
Fernanda é atriz, professora de teatro, dramaturga, cantora e compositora. Parnanguara, nascida em 1990, vive em Curitiba. Como atriz, participou de peças como “Aurora da Minha Vida”, “Língua da Montanha” e “Companhia Frazão”. Desde 2012, apresenta o premiado monólogo “Corrente Fria, Corrente Quente”.

Especialista em Gestão Cultural pelo Senac-PR, é formada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná. Como dramaturga, faz parte do Núcleo de Dramaturgia do Sesi. Estudou teatro com Hermison Nogueira e também participou de cursos com Ricardo Puccetti e Carlos Simioni, do grupo LUME, e com Fernando Sampaio, do grupo LaMínima.

Como professora, ministra aulas de teatro para alunos do ensino médio e fundamental. Estudou canto e voz com Alvaro Nadolny, maestro do Coral da UFPR, e desde 2011 estuda canto popular com a professora Ana Cascardo, no Conservatório de MPB de Curitiba. Como integrante do Coral da UFPR, fez diversas apresentações em Curitiba e Antonina. Também se apresentou como solista no projeto Afina-se, do Conservatório de MPB. Como compositora, ao lado do baterista Daniel D’Alessandro, compôs a trilha das peças “Dito e Feito” e “Companhia Frazão”.

SERVIÇO
Monólogo “Corrente Fria, Corrente Quente”, no Festival de Curitiba
Texto e interpretação: Fernanda Caldas Fuchs
Direção: Hermison Nogueira e Franco Fuchs
Figurino e cenografia: Katia Horn
Iluminação: Valter Dorte
Dias: 29 de março (sábado) às 13h; 30 de março (domingo) às 19h
Local: Casa Hoffmann. Rua Claudino dos Santos, 58, Largo da Ordem, em Curitiba
Entrada gratuita
Blog do espetáculo: ww.correntefriacorrentequente.wordpress.com

Página do evento no facebook, aqui

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário