quinta-feira, 24 de abril de 2014

ECODESIGN PROPÕE SOLUÇÕES INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE



A Escola Design ao Vivo oferece especialização no Programa em Ecodesign numa abordagem para reduzir o impacto socioambiental de produtos e serviços nos sistemas produtivos industriais e comerciais, capacitando os participantes a aplicar critérios e modelos práticos em projetos visando inovação, soluções sustentáveis e lucros. O curso é coordenado pela ecodesigner curitibana Bernadete Brandão e terá a participação de outros professores de todo o país. Serão dez módulos de aulas teóricas e três módulos para a execução de um projeto aplicado na prática. “Estes professores serão a inspiração para alimentar os grupos de aprendizagem e prática”, diz ela. A palestra magna terá a participação de Renato Eugenio Lima, Secretário Municipal do Meio Ambiente. Será no dia 24 de abril, no Impact Hub.

A sustentabilidade tem sido tema emergente na atualidade, no entanto, segundo Bernadete, as empresas e profissionais têm aplicado de forma tímida a dimensão e a diversidade de ações que sistemicamente podem contribuir positivamente para o meio ambiente e o social. Muitas vezes se atribui o tema à certificação ou à responsabilidade social, ou ainda, a métodos que atendem a apenas uma parte do todo.

Ela explica que o “Ecodesign” é uma abordagem de desenvolvimento de produtos que visa trazer na prática, a visão sistêmica e integral da sustentabilidade, podendo atuar na configuração de produtos na fase de desenvolvimento, em processos produtivos e integração da rede de fornecedores, em soluções de produtos e serviços e na sua comunicação com o público consumidor. Bernadete lembra que em países como a Alemanha, há uma preocupação integral com os processos produtivos limpos e a existência do Selo de Ecodesign, e lembra que um produto poderia ser planejado desde a origem da matéria-prima, passando pelo consumo (consciente e responsável) até o descarte e seu destino, mais, verificar a eficiência ou não da reciclagem em alguns casos.

No conteúdo programático da especialização estarão temas como o capitalismo natural, a ecoeconomia, a economia solidária, o trabalho com grupos sociais, meio ambiente e atitudes preservacionistas e ecologia. Haverá o eixo espiritual para fazer com que o profissional tome mais contato consigo mesmo e avalie valores éticos. Outros temas serão a responsabilidade social, a responsabilidade ambiental, o consumo, a Carta da Terra e os parâmetros obtidos a partir do Protocolo de Kyoto e indicadores a serem atingidos na Rio +20. “Vamos refletir sobre nós, como profissionais, vamos lidar com todos estes dados enquanto estamos criando ou reciclando”, afirma. “Nossa proposta é um curso onde o aluno seja protagonista do seu próprio desenvolvimento sendo capaz de fazer escolhas a partir de uma nova visão de mundo, suas vivências e experiências, valorizando a integralidade de ser humano, bem como, reconhecer-se parte da natureza”.

É bem amplo o espectro de profissionais a que se dirige a especialização: a profissionais de nível gerencial e liderança de produção de empresas industriais e comerciais, serviços e governo; consultores e profissionais graduados nas áreas de Design, Engenharia, Arquitetura, Gestão ambiental, Economia, Comunicação, Marketing e Humanas.

A Escola Design ao Vivo oferece vagas sociais e para pleitear uma destas vagas é preciso enviar o que você pensa em várias formas de expressão (vídeo, texto ou arte visual), dando sua própria opinião sobre o conceito de “Ecodesign”. O link do vídeo deve ser enviado para contato@designaovivo.com.br até o dia 05 de maio.

Bernadete Brandão

Coordenadora da escola Design ao Vivo – Escola de Formação em Ecodesign, Biomimetismo, Métodos para o Design Sustentável e outros cursos e práticas ligados a sustentabilidade. É designer de produto, formada pela Universidade Federal do Paraná (1983), autora premiada de diversos produtos ecossustentáveis e consultora de empresas em gestão do design, design estratégico e design sustentável.

Serviço:
Programa em Ecodesign 2014, especialização em 13 módulos mensais.

Todos podem participar dos módulos (certificado de extensão), mas apenas os que cumprem toda a carga horária recebem a certificação de especialista.

Coordenação: Bernadete Brandão

Início: dia 15 de maio

Local: IMPACT HUB - Rua Comendador Macedo, 233

Horários: 5ª e 6ª das 19h00 às 22h15 e sábados, das 8h30 às 18h30 (com intervalo de almoço e coffee). Horários da tutoria: 5ª das 19h00 às 22h15 (com intervalo de coffee).

Informações: WWW.designaovivo.com.br ou 41.88189989 ou 96271914.


PALESTRA MAGNA

tema: "Questões climáticas, desenvolvimento e meio ambiente - a contribuição do homem para impactos positivos no planeta"

Com Dr. Renato Eugênio de Lima, Secretário de Meio Ambiente de Curitiba

data: 24 de abril
local: IMPACT HUB
End: COMENDADOR MACEDO 233, em Curitiba
(60 lugares)
inscrição: * 1 kg de alimentos


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário