quinta-feira, 24 de abril de 2014

ESPAÇO EXCÊNTRICO MAURO ZANATTA PRORROGA TEMPORADA DE KITINÊGA

Espetáculo em homenagem a atriz Odelair Rodrigues, monólogo com Kátia Horn e texto de Hélio Leites, com direção de Silvia Patzsch, segue até 04 de maio.



O espetáculo “Kitinêga”, que presta uma homenagem à atriz Odelair Rodrigues (1935-2003), estende a temporada e fica em cartaz até 04 de maio, com apresentações às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h. Com texto de Hélio Leites e direção de Silvia Patzsch, a peça marca a estreia em monólogo de Kátia Horn (performer, artesã e artista plástica) e a abertura do Espaço Excêntrico Mauro Zanatta.

O monólogo conta a história de uma empregada doméstica curitibana, que depois de uma temporada em Portugal como atendente de idosos retorna ao Brasil iludida por uma pequena fortuna que, na verdade, só lhe permite a compra de uma quitinete, na região do Passeio Público. As apresentações contam sempre com dois convidados em participação especial. Já contracenaram com Kátia Mauro Zanatta, Lais Mann; Fernanda Caldas Fuchs, André Daniel; Ariel Mujica e Sonia Morena, Guto Horn e George Sada e Humberto Gomes.

O texto escrito em 1989 se utiliza de elementos do universo do Povo do Botão, movimento artístico curitibano de linguagem universal, que há quase três décadas atua valorizando o pequeno, o mínimo, sem perder de vista a comicidade do cotidiano. Leites é o principal representante das experiências performáticas e cênicas do grupo, que tem vários de seus integrantes na equipe de Kitinêga. Detalhes da trajetória profissional da atriz Odelair Rodrigues também são utilizados como referências.

Um destaque é o cenário “vestível”, feito por Kátia. Ele faz parte dos trabalhos de “miniaturas gigantes” desenvolvidos por ela desde os anos 90, com suas "Instalachões de Parede" em que tudo tem uma utilidade ajustada em miniaturas, como se fosse uma casinha de bonecas de gente grande.



Ficha técnica:

Direção - Silvia Patzsch Dramaturgia - Hélio Leites Atriz- Katia Horn Produção- Moira Albuquerque Iluminação - Luiz Nobre Direção Musical - Guto Horn Assessoria de Sotaque – Rosário Quitério Cenário - Katia Horn Figurino - Silvia Patzsch Fotografo - Lauro Borges Captação de imagem - Gustavo Horn

Serviço:
O que: Kitinêga tem apresentações prorrogadas.
Quando: Até 04/05 - sextas, sábados e domingos, às 20h.
Onde: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (Rua Lamenha Lins, 1429, Rebouças, em Curitiba)
Quanto: R$20 e R$10 Informações: 3332-4361.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário