quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ENCONTRO DE GERAÇÕES ABRE A TEMPORADA DO SAMBA DA NEGA EM CURITIBA



Idealizado pela cantora e compositora, Janine Mathias o “Samba da Nega” inicia sua temporada na Sociedade Treze de Maio e recebe a cantora Mãe Orminda

Mulheres, negras, cantoras e além destas similaridades, o samba é uma das paixões que impulsionam o trabalho de ambas as artistas. Neste sábado, a Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio – a segunda sociedade negra mais antiga do país – recebe o show “Samba da Nega”, idealizado e apresentado pela cantora e compositora, Janine Mathias e em cartaz desde 2016 no espaço. Na primeira edição do ano realizada na Treze, Janine recebe neste sábado, a partir das 22h, a cantora e fundadora do grupo Divina Luz, Mãe Orminda, considerada uma das primeiras mulheres a puxar um samba-enredo na avenida. O evento conta ainda com a discotecagem do Briza e a presença da atriz e porta-bandeira, Tatiana Dias. O show será em homenagem a Yemanjá, a rainha das águas e dos mares.

Quando se fala sobre samba e ancestralidade, em Curitiba, Orminda de Oliveira Rosa, ou Mãe Orminda, como é reconhecida no cenário musical, é uma das figuras emblemáticas para compreender a história bamba no Paraná. Em 1955, aos 12 anos de idade, foi quando ela se apresentou pela primeira vez, no extinto programa infantil Rádio Guaricá. De lá, jamais parou. O auge de sua carreira foi quando interpretou seu primeiro samba enredo na avenida, ainda na Escola de Samba D. Pedro II, em 1978, onde ficou durante seis anos. Nos anos seguintes, foi intérprete das Escolas, Samba Colorado e Embaixadores da Alegria. Mãe Orminda é responsável pela fundação dos grupos, “Samba Partido Alto Impacto 8” e “Divina Luz”. No ano 2000, ela foi homenageada pela Escola de Samba Acadêmicos da Realeza com o samba enredo “Axé Mãe Orminda”. Didi do Cavaco, Julião Boêmio, Nilze Carvalho, Tia Surica, Leci Brandão, Marquinho Sathan, entre outros, foram bambas com os quais Mãe Orminda se apresentou.

Dá nova geração, Janine Mathias nasceu com o samba dentro da sua própria casa a partir de sua herança familiar carioca e baiana. Filha de sambista, Janine Mathias se mudou para Curitiba em 2009 e desde então, construiu seu laço musical na cidade. Participou do concurso “Samba do Compositor Paranaense”, e ficou em terceiro lugar com a música “Água que retira dor”. Em 2013, apresentou no Teatro Paiol, o show “E o Meu Samba Vai Ficar Assim”, com músicas próprias e no mesmo ano foi convidada pela Orquestra Democratas e interpretou o samba “Muita Areia”, de Alex Souza e Panelão, samba gravado e lançado em single pela própria Janine durante o carnaval de 2015.

Em cartaz há dois anos com o “Samba da Nega”, o show já foi visto por aproximadamente 10 mil pessoas em mais de 50 edições. Eduardo Brechó (SP), Karla da Silva (RJ), Toninho Geraes (RJ), Tássia Reis (SP), Iria Braga (PR), Léo Fé (PR), Os Encantados (PR), DJ Vivian Marques (SP), foram alguns dos artistas convidados que se apresentaram com Janine no projeto. Atualmente, a cantora está na pré-produção do “Dendê” seu novo disco com direção e produção musical de Eduardo Brechó.

Durante o evento, haverá a feira da nega, com o intuito de impulsionar, fortalecer e divulgar as empreendedoras locais. As marcas, “Afro Luxo Acessórios” da designer Juliana Moura, “De Benguela” da empresária e DJ Thaís Ramos e “Africanize” assinada pela designer de moda Carla Torres, são algumas das marcas confirmadas nesta edição.

SERVIÇO:
SAMBA DA NEGA COM JANINE MATHIAS E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE MÃE ORMINDA
QUANDO: 04 de fevereiro (sábado)
LOCAL: Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio
ENDEREÇO: Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 - Centro de Curitiba
HORÁRIO: A partir das 22h
INGRESSOS: R$15 até às 23h30 | Após R$20
RESERVA DE MESAS: Somente via whatsapp (41) 99668-2514

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário