terça-feira, 23 de julho de 2013

CONVOCATÓRIA - PLENÁRIA DA FRENTEX-PR

Dia 29 de julho, às 19h, no Sindijor/PR (centro de Curitiba)

A luta pela democratização da comunicação viveu, em 2009, um período importante e histórico, quando movimentos e organizações sociais de todo o país se reuniram em comitês preparatórios para a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Estes comitês contribuíram significativamente para a realização das conferências livres, municipais, estaduais e a etapa Nacional, que reuniu 1800 delegados representando organizações da sociedade civil, empresários e poder público.

No Paraná, diversas organizações já se articulavam desde 2006 nas lutas pela democratização da comunicação. Em 2008, cerca de 20 entidades participaram das atividades da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação em Curitiba, que concentraram forças pela convocação da Confecom e culminaram com a criação da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação.

A Comissão Paranaense Pró-Conferência deu lugar à Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), que tem como um de seus objetivos manter a organização e articulação pela defesa do direito à comunicação.

Plenária nacional do FNDC

Nos dias 22 e 23 de agosto será realizada a Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, em Brasília. A participação de entidades e movimentos paranaenses na Plenária do FNDC pode contribuir com o fortalecimento da luta do estado.

O Fórum tem assumido um importante papel na luta pela democratização da mídia, atuando de forma direta na organização e mobilização para a campanha Para Expressar a Liberdade e na coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Democratização da mídia.

Para participar da Plenária Nacional é preciso formalizar a associação das entidades ao Fórum, e assim, a regularização da FRENTEX-PR como um Comitê Local do FNDC. Entre os requisitos para associação está a contribuição mensal R$20,00 por entidade. Posteriormente será necessária a definição de delegados/as do estado. Confira aqui as regras para a criação de comitês.

Para aprofundarmos o debate sobre a conjuntura e papel do FNCD, e também nos prepararmos para a Plenária Nacional, convidamos as entidades, movimentos, partidos que compõe a FRENTEX-PR para uma Plenária, no dia 29 de julho, terça-feira.

É de grande importância a presença de representantes de cada organização, para garantirmos a preparação e participação na Plenária Nacional.

Serviço
Plenária da FRENTEX-PR sobre o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Quando: 29 de julho, terça-feira. Horário: 19h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – Sindijor-PR, rua José Loureiro, 211, em frente à Praça Carlos Gomes, Centro de Curitiba. 


texto: Michele Torinelli (http://miradas.soylocoporti.org.br/)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário