segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MOSTRA “A GERAÇÃO BEAT NO CINEMA”

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove
a Mostra “A Geração Beat no Cinema”, com exibição de três filmes e a participação de convidados que comentarão as obras. Dias 
18, 19 e 20 de Novembro de 2014. Com entrada gratuita.

A chamada Geração Beat foi composta por um grupo de escritores e poetas norte-americanos que surgiu na década de 1950, originando um fenômeno cultural de enorme influência. Celebravam o não-conformismo, a quebra de convenções e a criatividade espontânea, provocando grande impacto na literatura contemporânea e no comportamento de várias gerações.



Antes de cada sessão um estudioso do tema fará uma introdução ao filme. Na abertura da mostra, no dia 18, o historiador e professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Luiz Carlos Sereza, vai falar sobre “Na Estrada”, que Walter Salles adaptou de “On The Road”, de Jack Kerouac, um dos livros mais importantes da literatura do século 20. O cineasta Edu Camargo apresenta, no dia 19, a obra “Mistérios e Paixões”, que David Cronenberg filmou a partir de “Naked Lunch”, de William Burroughs. Encerrando a mostra, no dia 20, o historiador Sérgio Rabelo introduz “Versos de um Crime”, de John Krokidas, inspirado em episódios da vida do poeta Allen Ginsberg.

Programação Completa

18 de Novembro de 2014, terça-feira, as 19h30

Na Estrada, de Walter Salles. Introdução por Luiz Carlos Sereza. A história do jovem escritor Sal Paradise, cuja vida é sacudida e inteiramente transformada pela chegada de Dean, um jovem libertário e contagiante, recém-chegado do Oeste com sua namorada Marylou. Juntos, Sal e Dean cruzam os Estados Unidos em busca da última fronteira americana e à procura deles mesmos. Ritmado por sexo, drogas e jazz, o filme é baseado no romance cult de Jack Kerouac que lançou as bases da chamada Geração Beat.

19 de Novembro de 2014, quarta-feira, as 19h30

Mistérios e Paixões, de David Cronenberg. Introdução por Edu Camargo. Nova York, 1953. Bill Lee quer ser escritor, mas ele extermina insetos para pagar suas contas. Bill está tendo problemas no trabalho, correndo o risco de perder o emprego, pois freqüentemente esgota seu estoque de inseticida. Porém, a verdade é que Joan, sua esposa, está viciada no “barato” que este pó lhe causa. Quando Bill, estimulado pela mulher, experimenta esta substância, entra em um processo interminável de “viagens”, nas quais máquinas de escrever se transformam em enormes insetos falantes.

20 de Novembro de 2014, quinta-feira, as 19h30

Versos de um Crime, de John Krokidas. Introdução por Sérgio Rabelo. 1944. Allen Ginsberg sai da casa dos pais rumo à universidade, precisando lidar com o sentimento de culpa por ter deixado sua mãe. Seu sonho é tornar-se um escritor, mas logo se sente incomodado pelo modelo “certinho” de poesia que o curso ensina. Não demora muito para que ele conheça Lucien Carr, um jovem provocador que apresenta Allen ao mundo da contracultura. Logo nasce uma grande amizade entre os dois, que se torna algo mais quando Allen passa a sentir atração por Lucien.

SERVIÇO:

Mostra “A Geração Beat no Cinema”
18, 19 e 20 de Novembro de 2014
Entrada Gratuita
Local: Auditório Brasílio Itiberê, anexo a Secretaria de Estado da Cultura
Rua Cruz Machado, 138 – bairro Centro, Curitiba/PR – para ver mapa, clique aqui. O portão de acesso é um pouco antes da esquina com a Rua Saldanha Marinho.
Contatos: (41) 3321-4729, mis@pr.gov.br

*Com informações do SEEC-PR. As sinopses são do Interfilmes

fonte: blog Cinema em Curitiba - Acompanhe o Blog também pelo Facebook, neste link

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário