terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ENCONTRO DE COMPOSITORES ::: 7 E 8 DE DEZ. NA CASA SELVÁTICA ::: ENTRADA FRANCA

foto: MIRO SPINELLI
Projeto oferece música gratuita em encontros com compositores residentes em Curitiba.

A temporada 2015 do Encontro de Compositores, realizado pelo Água Viva Concentrado Artístico, chega na sua segunda metade. Além agregar compositores de diferentes vertentes da cidade e ainda trazer Kiko Dinucci, um dos compositores mais prolíficos e influentes da nova geração da música brasileira independente, o Encontro de Compositores ainda promove uma mostra de processo do grupo Paralaxe para Compor.

O projeto tem como base quatro ações de criação: apresentação de compositores locais; apresentação de compositores de fora e o grupo de composição Paralaxe para compor; além do palco aberto que acontece sempre após a apresentação dos convidados - um espaço para quem quer mostrar seu trabalho e falar do seu processo de criação.

A curadoria dos compositores locais está associada à questão da retroalimentação e com a pesquisa poética de cada compositor. Foram escolhidos, para participar dos três últimos encontros, seis compositores locais que já estavam em contato com o projeto desde a sua realização em 2013. Mantendo a pluralidade estética, estes compositores pertencem a universos poéticos distintos que possuem pontos de contato, são eles: Julien Guimarães e Leo Fressato, Jo Mistinguett e Lilian Nakahodo, além do encontro de finalização do projeto que fica a cargo de Kiko Dinucci, Luciano Faccini e Melina Mulazani.

SOBRE O PARALAXE PARA COMPOR
por Ricardo Corona:

Durante cinco meses, às terças-feiras, o grupo de pesquisa “Paralaxe para compor” se reuniu na Casa Selvática para fazer música. Formado pelos artistas Melina Mulazani, Amira Massabki, Luis Otávio, Luciano Faccini, Ricardo Corona e Fabio Lima. A canção foi o objeto comum, as suas infinitas formas e formatos, o que desdobrou muitas conversas e processos, incluindo-se aí as fronteiras – muitas vezes invisíveis ou rígidas – que existem entre letra e poesia, desde sempre. A intenção de acessar a canção partiu, na verdade, de colocar um objeto formal em paralaxe, no sentido posto pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek, quando comenta esse conceito: “o deslocamento aparente de um objeto (mudança de sua posição em relação ao fundo) causado pela mudança do ponto de observação que permite nova linha de visão” . Neste sentido, ou seja, em paralaxe, sem que fosse necessário seguir alguma definição, as formas e formatos estiveram no centro do processo de pesquisa e criação, ao mesmo tempo todas as suas sutilezas, os seus vários lados e ângulos, foram pura potência. O processo criativo do "Paralaxe para compor" aconteceu a partir da ideia do encontro, cujos participantes, desde o início, estavam ali para a conversa afetiva e para a efetividade do fazer. Fazer juntos, agenciando saberes e processos individuais num gesto contínuo de paralaxe, que é, subjetivamente, o estar junto, o conviver. As muitas diferenças trazidas por cada participante foram se colocando como poéticas de um processo. Aos poucos cada um encontrou a sua força colaborativa e o lugar em que o grupo chegou é um resultado radicalmente comum a todos. É o repertório que o grupo de pesquisa “Paralaxe para compor” apresentará na próxima semana na Casa Selvática.

Mostra Paralaxe de Processo
Proposição: Ricardo Corona, Luis Otávio Almeida e Luciano Faccini
Dias 7 e 8 de dezembro na Casa Selvática – Rua Nunes Machado, 950, Bairro Rebouças, Curitiba.
ENTRADA GRATUITA
A casa abre às 19h.

12 de Dezembro
XIII Encontro de Compositores - A cidade é um rádio por dentro 
Com Kiko Dinucci, Luciano Faccini e Melina Mulazani
Espaço Cultural Terreirão - Rua Capitão Virgíno de Oliveira Mello, 134, Bairro Mercês, Curitiba.
ENTRADA FRANCA (os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes).
A casa abre às 16h.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário