segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CIA FÚCSIA LANÇA DVD DA PEÇA “CORRENTE FRIA, CORRENTE QUENTE” NA BIBLIOTECA DA PRAÇA DO JAPÃO



Lançamento será nesta quarta, com exibição do curta-metragem “Ecos de Naha”

Nesta quarta, a partir das 14h, a Cia. Fúcsia lança o DVD do monólogo “Corrente Fria, Corrente Quente”. O evento acontece na Biblioteca Hideo Handa, localizada na Praça do Japão. Na ocasião, será exibido o curta-metragem “Ecos de Naha: três anos de Corrente Fria, Corrente Quente”.

O DVD foi produzido em parceria com o Hand Jab Studio, e registra a estreia da peça no Edital Ações Culturais e Constituição de Memória, da Fundação Cultural de Curitiba. Em 2015, a companhia realizou 29 apresentações gratuitas e duas oficinas em sete espaços alternativos da Regional Pinheirinho.

Os locais que sediaram as apresentações, assim como outras bibliotecas públicas, recebem gratuitamente a dramaturgia da peça e um exemplar do DVD. “Ele reúne bastante material nosso. Há entrevistas, críticas e fotos que mostram a encenação em vários momentos, de 2013 a 2015”, conta a atriz e dramaturga Fernanda Caldas Fuchs.

“Nossa trajetória também é resumida no curta-metragem ‘Ecos de Naha’, que dialoga cinematograficamente com o universo da peça. A filmagem foi feita em setembro, na Praça do Japão, e brinca com elementos da paisagem do lugar, especialmente o fluxo da água que corre na praça”, conta o diretor Franco Caldas Fuchs.

Fluxo das correntes
O encontro das correntes oceânicas Oyashio (do tipo fria) e Kuroshio (quente) provoca uma abundância de peixes no Japão. Mas, na cabeça de Fernanda Fuchs, o encontro das águas gerou “Corrente Fria, Corrente Quente”. Na peça, uma jovem de Okinawa (província do sul do Japão) fala sobre o desaparecimento do pai, que saiu para pescar em alto-mar e nunca mais voltou. Aspectos geográficos inspiraram a atriz e dramaturga tanto quanto referências artísticas japonesas, como a gravura A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai.

Desde a sua estreia em 2013, o monólogo já passou por seis cidades e nove festivais. Conquistou três prêmios: troféus de melhor atriz e de segundo melhor espetáculo no 4º Festival de Teatro de Paranaguá, e o terceiro prêmio da Sociedade Bunkyo, em São Paulo, pelo texto.

Em 2016, a montagem segue com novas apresentações. Um dos objetivos da Cia. Fúcsia é encenar o monólogo em Naha, capital de Okinawa, mencionada na história de “Corrente Fria, Corrente Quente”.

Serviço:

Lançamento do DVD “Corrente Fria, Corrente Quente” e exibição do curta-metragem “Ecos de Naha”.
Nesta quarta, dia 16 de dezembro, das 14h às 17h, na Biblioteca Hideo Handa, Praça do Japão, em Curitiba.
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário