terça-feira, 1 de março de 2016
QUINTA CÍTRICA APRESENTA EDIÇÃO ESPECIAL COM DRAG QUEENS DA COMÉDIA
Desde a sua primeira edição, em agosto do ano passado, a Quinta Cítrica vem se tornando um dos eventos mais bem falados da cidade. Não há quem não se sinta à vontade no simpático quintal do espaço cultural La Bamba, no Cabral, enquanto experimenta os pratos e coquetéis preparados pelos organizadores, acompanhando artistas das mais diversas áreas que trazem a sua visão particular de comédia. Já passaram pelo evento músicos, atores, diretores, escritores, palhaços, sempre com a ideia de apresentar um número de humor com a duração de 10 a 15 minutos (que às vezes dura bem mais, às vezes menos).
Segundo Gustavo Bitencourt, um dos criadores do evento - que também trabalha como drag queen, encarnando a experiente Dalvinha Brandão, apresentadora da Quinta Cítrica – o objetivo era acima de tudo criar um espaço para o surgimento de outras formas de fazer comédia: “Tem poucos espaços para a experimentação em comédia em Curitiba, especialmente stand up. Os poucos que existem geralmente estão veiculando um tipo de comédia comercial, que a gente não acha nem um pouco engraçada. A Quinta Cítrica é um espaço em que os artistas podem experimentar o que gostam de fazer, sem o compromisso de funcionar e, surpreendentemente, tem funcionado muito.”
O evento, no entanto, não se prende ao formato stand up. “A gente deixa o microfone ali, e a ideia de stand up está no ar, mas os artistas têm total liberdade de fazer o que quiserem. Teve gente que cantou, que dançou, que fez cenas de teatro, clown, burlesco, gente que foi pelo caminho da comédia física, gente que saiu e entrou sem falar uma palavra e foi engraçadíssimo”, completa Gustavo.
Esta quarta edição traz exclusivamente drag queens que usam da comicidade no seu trabalho. Apesar de se tratar de um nicho específico, cada artista traz uma visão muito particular de humor. Desde a veterana Tinna Simpson, hoje parte do staff da boate Cat’s, e que há 20 anos apresenta shows e anima a noite da cidade, até a estreante Suzaninha Richthofen, revelação da noite de Florianópolis, que encarna uma personagem sexagenária, neurótica, viciada em remédios que leva muito a sério a função de síndica no condomínio onde mora.
Duas das artistas da noite prometem levantar o público com apresentações musicais. Darlene Le Petit, uma espécie de nova musa da música popular, traz algumas composições próprias, que vão de marchinhas de carnaval a músicas românticas. Etruska Waters recentemente criou a banda Etruska e a Banana, com a participação de artistas conhecidos da cena musical da cidade, como Luciano Faccini (da banda E/Ou) e Jo Mistinguett (Mistinguett Live).
A noite se completa com a participação de Lila Glam Toon, persona drag do conhecido ator curitibano Jeff Bastos, e Brunetty, a outra face de Bruno Miranda, figura conhecidíssima da noite, que atua como hostess, performer e DJ em várias casas da cidade.
Um lugar para ficar à vontade
O público que frequenta o evento é o mais diversificado possível. Victor Hugo, produtor e organizador da Quinta Cítrica conta que esses perfis vêm mudando gradativamente. “Na primeira edição, eram basicamente só os amigos e as pessoas que já frequentavam os eventos de arte que acontecem no La Bamba. Nas edições seguintes começaram a aparecer muitos casais, pessoas mais velhas, gente bem jovem, convidados de alguns artistas que apareceram em alguma edição anterior e curtiram, acabaram voltando. Vem empresário, artista, estudante, profissionais de várias áreas. Essa diversidade que vem se criando é muito legal tanto para o público quanto para os artistas, que têm a oportunidade de fazer a sua apresentação para pessoas muito diferentes”.
Outro atrativo é o próprio local, que tem um clima ao mesmo tempo de barzinho e quintal de casa, deixando as pessoas confortáveis para circular, comer, beber, conversar, sair e entrar quando quiserem. Victor conta: “O La Lamba tem o quintal e um outro espaço grande, fechado, que a gente poderia usar, caso chovesse. Até hoje sempre deu certo de não chover. Às vezes a previsão do tempo ameaçava, mas na hora as nuvens sumiam, e sempre conseguimos fazer no quintal. O público fica muito à vontade ali, é um ambiente muito agradável. Acho que isso tem contribuído muito para que as pessoas sempre tenham vontade de voltar”.
SERVIÇO
Quinta Cítrica – 4ª Edição
Especial Drag Queens
Com: Lila Glam Toon, Brunetty, Suzaninha Richthofen, Tinna Simpson, Darlene LePetit e Etruska Waters
Apresentação: Dalvinha Brandão
Dia 3 de março.
Abertura da casa: 19h
Início das apresentações: 20h
Entrada: R$10 (valor único)
Espaço Cultural La Bamba
R. São Pedro, 479 – Cabral, Curitiba
Tel.: 41 3148-0479
Evento no facebook: aqui
Fotografia: Lila Glam Toon - foto de Rosano Mauro Jr
.
Marcadores:
arte,
curitiba,
DRAG QUEENS,
Espaço Cultural LA BAMBA,
literatura,
performances,
Quinta Cítrica,
teatro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário