domingo, 20 de novembro de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO SARA E PITOCO E BATE-PAPO



A obra, que retrata a relação de amor e amizade entre a menina Sara e o cachorrinho Pitoco, será lançada em formato e-book. Na ocasião haverá exposição das obras e bate papo com os artistas

Você acredita em amor à primeira vista? Já imaginou ter um amigo inseparável para brincar, sonhar e contar mil histórias até cansar? Poder contar as estrelas juntos, brincar de pega-pega, ver o dia virar noite e a noite virar dia? A relação de amizade e afeto entre a menina Sara e seu cachorrinho de estimação é o tema abordado pelo livro infanto-juvenil Sara e Pitoco, de autoria de Geane Saggioratto e Ana Reimann, com ilustrações de Guilherme Bevilaqua. A obra, que teve sua primeira edição em 2008 e está esgotada nas livrarias de todo o país, será relançada em 2016 em e-book. Uma segunda edição do livro também está prevista para 2017, desta vez, os autores contam com um site de crowdfunding, o Catarse, para relançar a impressão.

Sara e Pitoco, o e-book, será lançado no dia 1º de novembro, às 19h, no Ateliê Laqua Parla. Na ocasião, haverá uma exposição com as obras do ilustrador do livro, Guilherme Bevilaqua, e um bate papo com os autores. Além do e-book, os artistas vão falar sobre a obra em que estão trabalhando atualmente, “Tisca, a Lagartixa”, com previsão de lançamento para o início de 2017.

Para a autora Geane Saggioratto, a relação com os animais de estimação são fundamentais e deixam memórias e experiências que ficam para sempre na vida das pessoas: “Eu desde criança corro atrás de cachorro, brinco com cachorro, me divirto, acho o máximo uma criança se relacionar com um outro ser, que também tem suas necessidades”, explica.

Com uma linguagem poética, divertida e lúdica, Sara e Pitoco encanta crianças e adultos. As ilustrações em aquarela foram pensadas para ressaltar as nuances dos personagens, devido a riqueza poética da técnica. O ilustrador Laqua explica também que tratou a linguagem das ilustrações como story-board, o que proporciona ao leitor uma participação mais intensa na história: “Eu acredito que a maneira como as ilustrações estão representadas causa o efeito de parecer que você está dentro da história. É como se o leitor estivesse com uma câmera na mão passeando junto com a Sara, observando tudo por um olho mágico”.

Se as imagens encantam pela ludicidade e pela belíssima aquarela, o texto encanta pela estrutura rimada e principalmente pela forma como as ideias de amizade e afeto são tratadas pela obra: “Quando fomos escrever a história, surgiu a pergunta: de que forma as crianças estão se relacionando não apenas com os animais, mas com outros seres vivos? E então pensamos na afetividade e na importância dela para as crianças e para a formação delas, como pessoas, como seres humanos”.

Como o tempo passou, mas os lúdicos personagens não foram esquecidos pelos leitores, que até hoje ainda procuram pela obra nas livrarias, os autores sentiram a necessidade e a vontade de lançar uma segunda edição da obra. E o momento não poderia ser melhor: o reencontro da equipe para a criação de uma nova obra, que está em processo, fomentou o desejo de continuidade do trabalho: “Sentimos a necessidade de lançar um e-book da obra, para levar o livro em um outro formato, dentro de uma nova linguagem, para as crianças que estão atentas as novas tecnologias.

Como houve uma pré-venda do e-book, os artistas já tiveram um retorno antes do lançamento oficial, como explica Ana Reimann: “O ebook despertou a vontade das pessoas terem a obra impressa em casa, foi muito bacana. Por isso que vamos lançar uma 2ª edição do livro impresso. Dessa vez pretendemos fazer mais exemplares e que o livro chegue até mais crianças, mais pessoas, enfim, que essa história de amor e amizade possa se prolongar por muitos anos nas mãos dessas crianças”.

A 2ª edição do livro Sara e Pitoco será viabilizada por meio do crowdfunding, financiamento coletivo que cada vez mais é usado para a obtenção de verbas para iniciativas que são de interesse coletivo. Os autores explicam que para esse livro, as recompensas para quem quiser colaborar são especiais. “Há bonecas, adesivos, obras em fine art, o próprio livro, além de outras gostosuras” afirma Geane Saggioratto. Para quem quiser colaborar, o livro está disponível no seguinte endereço: https://www.catarse.me/saraepitoco

EQUIPE
Geane Saggioratto – Artista e produtora cultural, há 20 anos produz para crianças em diversas áreas artísticas. Nos últimos anos tem desenvolvido um trabalho de pesquisa de conteúdos contemporâneos para o público infanto-juvenil, além de lecionar teatro para crianças em programas de arte e educação.

Ana Reimann – Artista e jornalista cultural, desde 2002 trabalha na investigação de linguagens voltadas ao público infanto-juvenil. Durante 10 anos foi produtora de conteúdo da RTVE do Paraná onde atuou como coordenadora de produção de conteúdo cultural e também foi responsável pela criação de uma série de interprogramas veiculados durante a programação infantil. Como artista independente, criou programas de radiojornalismo cultural também voltados para crianças.

Laqua – Ilustrador, cartunista e professor. Professor e proprietário da Escola Laqua Parla, um centro de formação técnica nas áreas de Ilustração Tradicional, Ilustração Infantil, Desenho de Humor e Animação 2D tradigital. Atualmente, também se dedica à criação de personagens e ilustrações para Livros Infantis e Curtas metragem de animação 2D.



Serviço:

Lançamento do e-book “Sara e Pitoco”
Data: 01 de novembro
Horário: 19h
Local: Ateliê e Escola Laqua Parla – Rua Jesuíno Lopes, 388 – Batel, em Curitiba
Entrada Gratuita

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário