terça-feira, 8 de novembro de 2016

ALUNAS DE JORNALISMO DA PUCPR ESCREVEM LIVRO SOBRE OS BASTIDORES DO TEATRO GUAÍRA



Trazer à tona histórias dos bastidores do Teatro Guaíra é a proposta principal do livro “Teatro Guaíra – Bastidores e Memórias”, produzido por Gabriela Fialho, Julia Baggio, Lara Pessôa, Manuella Niclewicz e Monique Benoski, alunas do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Como projeto de conclusão de curso, o livro mescla imagens artísticas do Teatro Guaíra com histórias de funcionários e ex-funcionários que tenham relação próxima com o local. No total, os 17 relatos foram divididos em capítulos únicos e as histórias foram selecionadas por suas peculiaridades. Os perfis também trazem histórias únicas, com começo, meio e fim, para que o leitor possa ler sem uma ordem cronológica entre os capítulos.

“O objetivo central desse projeto se deu pelo fato de querermos valorizar e resgatar histórias de personagens que possuem uma forte identificação com um dos maiores centros culturais do Paraná”, afirma Lara Pessôa

Para a elaboração do livro, as estudantes listaram mais de 40 nomes e entrevistaram mais de 25 pessoas, incluindo personagens importantes ligados à arte no cenário paranaense como a primeira bailarina do Balé Teatro Guaíra, Eleo­no­ra Greca, que entrou para a escola de dança em 1966.

“Foi um processo de imersão no Teatro Guaíra ao longo de quatro meses. Fomos muitas vezes até o teatro para conhecer cada detalhe, e é gratificante ver que esse trabalho resgata um pouco dessa memória do Teatro Guaíra. Foi um teatro que marcou época e merece ser valorizado”, declara Gabriela Fialho.

Planos
Com o livro em mãos, as alunas estão na fase de procura por patrocínio para que o projeto continue crescendo. O objetivo das cinco estudantes é tentar publicar o livro por meio de uma editora ou conseguir verba com patrocinadores para fazer uma tiragem maior. “Infelizmente, o custo para por em prática esse trabalho é alto, então estamos em busca de parcerias e vamos também tentar viabilizar nossas ideias por meio das leis culturais”, explica Monique Benoski.

Exposição fotográfica
Durante a execução do trabalho, mais de 300 registros fotográficos sobre a arquitetura e detalhes do Teatro Guaíra foram feitos pelas alunas. E algumas dessas fotografias estarão disponíveis na mostra fotográfica “Um olhar para o Teatro Guaíra”, entre os dias 8 e 21 de novembro, no bloco vermelho da PUCPR. Todos os registros e a curadoria são autorais e têm o objetivo de mostrar um pouco sobre os bastidores do Teatro Guaíra.



Serviço:

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto acompanhe nas redes sociais:
www.facebook.com/bastidoresdoguaira
www.instagram.com/bastidoresdoguaira


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário