quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TERCEIRA MONTAGEM DO AREAS COLETIVO DE ARTE, PLANO SOBRE QUEDA MERGULHA NA COMPLEXIDADE DO BANAL PARA FALAR DA MORTE

Plano sobre queda fotografia de Leekyung Kim
Grupo com sede no Rio de Janeiro e São Paulo, fundado em 2012 com a estreia do espetáculo 'Breu', de Pedro Brício – estará em cartaz no Teatro SESI Portão, nos dias 25 e 26 de novembro, com peça dirigida por Miwa Yanagizawa e dramaturgia de Emanuel Aragão.

Depois de temporadas no Rio de Janeiro (Espaço SESC) e São Paulo (SESC Consolação), o espetáculo PLANO SOBRE QUEDA, do AREAS Coletivo de Arte, chega a Curitiba para duas apresentações gratuitas nos dias 25 e 26 de novembro, às 19h, no Teatro SESI Portão. A peça “alcança um equilíbrio inusitado entre a banalidade do cotidiano e as experiências mais radicais com a forma dramática”, afirma Luiz Fernando Ramos em crítica publicada no Jornal Folha de São Paulo (12 de julho de 2015). Dirigidos por Miwa Yanagizawa, os atores Camila Márdila (premiada no Festival de Cinema de Sundance 2015 por sua atuação em Que horas ela volta?, de Anna Muylaert), Liliane Rovaris e Breno Nina dão vida ao texto de Emanuel Aragão.

A montagem circula pelo Paraná (com o apoio do SESI - PR) e Santa Catarina, contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – 2015.

PLANO SOBRE QUEDA narra a história de Cléo e Antônio. Cléo acaba de descobrir que vai morrer e, a caminho de casa, se aproxima de Isabela, garçonete que serve seu café todas as manhãs, e que passa a fazer parte da rotina dela e do marido. Na tentativa de contar a alguém de sua morte iminente, Cléo resolve propor ao marido e à amiga que esta a substitua em sua ausência.

Minha vida sem mim
O espetáculo surgiu a partir do desejo das atrizes Camila e Liliane trabalharem novamente em um mesmo espetáculo. A dupla esteve junta no palco em NADA – uma peça para Manoel de Barros, com direção de Adriano e Fernando Guimarães em parceria com Miwa Yanagizawa e dramaturgia de Emanuel Aragão. Elas encontraram em uma cena do filme produzido por Almodóvar 'Minha Vida sem Mim' (dirigido por Isabel Coixet e protagonizado por Mark Ruffalo) uma ideia inicial que as permitiria contracenar novamente.

“A peça busca entender como aquelas três pessoas que o público vê em cena chegaram até ali, fazendo um paralelo da nossa relação com o outro, além do eterno duelo entre a vida e a morte. Quais foram os pontos determinantes e irreversíveis? Onde, como e por que os afetos se deram dessa maneira? O que foi dito e o que esquecemos de dizer? Entre reflexões, narrativas e cenas que buscam entender os pontos nevrálgicos e determinantes no percurso de cada um, os encontros se confundem em tempo e espaço que fogem ao suposto controle da situação, gerando um campo de tensões entre o confiável e o duvidoso, a estabilidade e o desconhecido”, explica Camila.

O AREAS Coletivo de Arte foi fundado em 2012 por Miwa Yanagizawa, Liliane Rovaris e Maria Silvia Siqueira Campos a partir do espetáculo “Breu”, de Pedro Brício. “Breu” ganhou melhor espetáculo, direção e luz no Prêmio Questão de Crítica, prêmio de melhor cenário pela APTR e teve indicação de melhor atriz pelo Prêmio Shell.

Em setembro de 2012, o AREAS realizou o espetáculo-poesia “Minha vida está em meus versos” a partir dos poemas de Wislawa Szymborska, na Livraria da Vila em SP. Em 2013, Camila Márdila se juntou ao coletivo após trabalhar com Liliane e Miwa no espetáculo “NADA – uma peça para Manoel de Barros” com direção de Miwa, Adriano e Fernando Guimarães. O espetáculo ganhou o Prêmio Questão de Crítica na categoria melhor elenco.

Também faz parte do trabalho e pesquisa do coletivo, a oficina Estudo para o ator: a Escuta, idealizada por Camila e Miwa, que é realizada periodicamente desde 2013. Já em sua 14a edição, entre novas turmas, continuidades e formato workshop em diferentes estados do Brasil, a oficina foi incluída em processos de criação de grupos como XIX e Kunyn, ambos de São Paulo.

Em setembro de 2014 foi apresentado o estudo cênico “Planta baixa”, parte do processo de um mês de experimentações da oficina Escuta na Casa da Glória (RJ). Ainda no mesmo ano, o AREAS realizou o vídeo-ensaio “Essa rua vai dar no mar” (criação de Miwa e Alonso Zerbinato para o Festival Atos de Fala no Oi Futuro-RJ) e participou do projeto Arte e Autoritarismo em Cena do Espaço Sesc com a leitura de "Liberdade, Liberdade", de Millor Fernandes e Flávio Rangel, feita por componentes da Cia Código de Artes Cênicas sob direção de Miwa, seguida de debate com a presença de Silvio Tendler.

Em novembro de 2014, estreou o seu terceiro trabalho, o espetáculo PLANO SOBRE QUEDA com texto de Emanuel Aragão e direção de Miwa Yanagizawa, com Camila Márdila, Liliane Rovaris e Breno Nina no elenco, cumprindo temporada no ESPAÇO SESC em Copacabana no Rio de Janeiro. Em 2015, no mês de julho, fez uma temporada de cinco semanas no SESC Consolação, em São Paulo, em novembro do mesmo ano fez parte da programação de inauguração do Centro Compartilhado de Criação, também em São Paulo, e em dezembro participou do XI Festival de Teatro de Fortaleza. Em 2016 fez parte da programação do SESC Campinas.

Atualmente o coletivo possui atividades periódicas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde residem seus principais integrantes, e prepara-se para realizar a circulação do espetáculo “PLANO SOBRE QUEDA” através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro em cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Com importantes trabalhos anteriores no panorama cultural brasileiro, essas profissionais se reuniram em coletivo com o propósito de fomentar culturalmente o país de forma mais ampla, criando um intercâmbio cada vez maior entre as áreas da sociedade, com principal interesse nos indivíduos, em seus afetos, suas histórias, atuações políticas e modificações.

SINOPSE:
Cléo e Antônio sempre foram um casal. Ela acaba de descobrir que vai morrer antes do tempo. A caminho de casa, se aproxima de Isabela, garçonete que serve seu café todas as manhãs, e que passa a fazer parte da rotina dos dois. Na tentativa de contar a alguém de sua morte iminente, Cléo resolve propor ao marido e à amiga que esta a substitua em sua ausência.

FICHA TÉCNICA
Texto Emanuel Aragão | Direção Miwa Yanagizawa |Elenco Camila Márdila, Liliane Rovaris e Breno Nina | Assistência de direção Catarina Dall’Orto | Cenário Miwa Yanagizawa | Iluminação Vitor Emanuel | Figurino Liliane Rovaris e Camila Márdila | Operação de Som e Projeções Pedro Yudi | Operação de Luz Gabriela Araújo | Comunicação Visual Felipe Gallarza | Fotos Bruno Mello, Cláudia Elias, Alexandre Nunis, Diego Garcia e Leekyung Kim | Direção de Produção Martina Gallarza | Produção Executiva Laura Severo | Produção Roda de Criação | Realização AREAS Coletivo de Arte Produção Local no Paraná Rumo Empreendimentos Culturais (Diego Marchioro) | Assessoria de Imprensa Fernando de Proença | Duração do Espetáculo 80 minutos | Classificação Indicativa 14 anos.

SERVIÇO:
Plano Sobre Queda
Espetáculo do AREAS Coletivo de Arte
Dias 25 e 26 de novembro, sexta-feira e sábado.
Teatro SESI Portão
Entrada Gratuita – Retirada com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro
Horário: 19h
Não recomendado para menores de 14 anos. Duração 80 min.
Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 (Entrada pela rua lateral Álvaro Vardânega) /Portão, Curitiba
Telefone: (41) 3271 8469 / www.sesipr.org.br

MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Fernando de Proença: 41 99996-5292

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário