sábado, 21 de novembro de 2015

FILME “IVÁN” CHEGA AOS CINEMAS COM APOIO DE GRANDES INSTITUIÇÕES MUNDIAIS



História real de um refugiado ucraniano que retorna a seu país após 68 anos no Brasil recebe apoios da Agência da ONU para Refugiados e dos Escoteiros do Brasil

Próximo de sua estreia nacional, marcada para 19 de novembro no Rio de Janeiro, o longa-metragem “Iván” chega aos cinemas com apoios de duas importantes instituições com representantes em todo o planeta. Uma delas é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que está em uma campanha pelo fim da apatridia, e vê o protagonista do filme como um símbolo de sua causa. Apoio também é dado pelos Escoteiros do Brasil, que estão com atuando na campanha Escoteiros Pela Ucrânia, para beneficiar crianças refugiadas do país tema do filme.

“Iván” é um longa-metragem dirigido por Guto Pasko e viabilizado pela Petrobras, que retrata a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com sua família, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado.

Em 19 de novembro, o filme terá sua primeira exibição no Rio de Janeiro, durante uma pré-estreia para convidados no renomado Cine Odeon. Antes da sessão, será realizada, às 19h no mesmo local, uma coletiva de imprensa com as presenças do diretor Guto Pasko, da produtora Andréia Kaláboa, do embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Tronenko, e da chefe do escritório do ACNUR em São Paulo, Isabela Mazão. O filme seguirá em cartaz na capital fluminense.

Na semana seguinte, em 26 de novembro, “Iván” chega a mais quatro capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, onde será exibido diariamente nas unidades do Espaço Itaú de Cinema de cada cidade. Em Curitiba, será exibido também no Cineplus jardim das Américas. Estão marcadas também sessões especiais de pré-estreia em São Paulo (23 de novembro, no Espaço Itaú – Frei Caneca) e Curitiba (24 de novembro, no Espaço Itaú – Shopping Crystal). Nesta mesma semana, o filme continuará em cartaz no Rio de Janeiro, totalizando cinco praças em cartaz.

A história real de um refugiado

Iván Bojko é um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Nascido na Ucrânia, foi tirado à força de seu país em 1942 pelos nazistas para fazer trabalhos forçados na Alemanha, onde permaneceu até 1945. Com o fim da guerra, ele não pôde retornar à Ucrânia porque os russos dominaram o país e declararam inimigos ou traidores todos os cidadãos da então União Soviética que contribuíram com a Alemanha, mesmo que em circunstancias como as vividas por Iván Bojko, que foi capturado e forçado a trabalhar para os alemães. Se retornasse, seria morto (ou preso e enviado para a Sibéria).

Em 1948 conseguiu imigrar para o Brasil, onde permaneceu apátrida por muitos anos. Desde que pisou em solo brasileiro, não pôde retomar contato com seus familiares devido ao bloqueio imposto pelo regime político dos russos em seu país.

68 anos depois, Iván Bojko retornou à Ucrânia. Este comovente reencontro com o seu país, sua família e seu passado é retratado no filme “Iván”, baseado nos diários escritos pelo próprio Iván Bojko, que tinha 91 anos quando voltou a pisar em solo ucraniano, poucos anos antes de um novo conflito entre russos e ucranianos ter início no país.

O cartaz do filme, lançado semanas antes da estreia, faz referência direta à Ucrânia, não só por conter alguns dizeres escritos em alfabeto cirílico (utilizado no idioma ucraniano e em outras línguas eslavas), mas também por trazer o personagem Iván Bojko em uma paisagem típica da Ucrânia: um campo de girassóis (um dos símbolos do país) sob um grande céu azul – paisagem que é referência na bandeira do país.

Apoios institucionais e mobilização para debates sobre o tema dos refugiados

Em conjunto com o lançamento do filme, estão sendo organizados debates sobre o tema dos refugiados. O assunto é presença diária nos noticiários, redes sociais, universidades, entre outros tantos espaços. Já estão sendo organizados debates nas primeiras cidades em que o filme vai estrear (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília), e a intenção é aumentar o número de encontros para discutir o assunto no maior número possível de cidades. Quem quiser contribuir e organizar um evento como este em sua cidade, pode entrar em contato com distribuidora Moro Filmes e com a Taturana Mobilização Social (contato@morocom.com.br e contato@taturanamobi.com.br), que contribuirão com o que o que estiver ao alcance para sua realização.

Em muitos destes eventos relacionados ao filme, estarão presentes representantes das instituições apoiadoras do filme. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com sede em Genegra, marca presença com a campanha #IBelong, pelo fim da apatridia. A ONU estima que existam cerca de 10 milhões de apátridas no mundo, e a campanha #IBelong pretende, nos próximos 10 anos, erradicar a apatridia – um limbo jurídico para milhões de pessoas que não têm nacionalidade reconhecida por nenhum país e vivem sem garantias de seus direitos humanos.

Os Escoteiros do Brasil, também apoiadores do filme, estarão presentes em determinados debates e eventos relacionados, além de arrecadar fundos para sua campanha nacional Escoteiros Pela Ucrânia, para beneficiar crianças refugiadas do país com o envio de material escolar, para que assim elas possam iniciar o ano letivo. Determinadas salas de cinema farão sessões fechadas exclusivas para escoteiros, e outros cinemas concederão meia entrada a membros da instituição.

O Espaço Itaú de Cinema reservará algumas sessões do programa Clube do Professor para este longa-metragem. São sessões gratuitas que tem como objetivo ampliar o universo cinematográfico dos professores. Estão confirmadas em São Paulo (21/11, às 11h) e em Brasília (28/11, às 14h).

Premiações e redes sociais

“Iván” tem repercutido bem nas redes sociais antes mesmo da estreia. O trailer está chegando a 30 mil visualizações em sua página no Facebook (www.facebook.com/ivanfilme), comprovando o interesse do público pela temática do filme. “Iván” conta também com um perfil no Instagram (@ivanfilme).

“Iván” tem direção de Guto Pasko, experiente realizador paranaense, que é descendente de ucranianos, e abordou o tema imigração em outros títulos de sua filmografia, tais como “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”, “A Colônia Cecília” (neste caso, sobre imigrantes italianos) e “O Herói de Cruz Machado” (poloneses).

O filme recebeu premiações no Festival de Cinema de Maringá, Florianópolis Audiovisual Mercosul, Fest Cine Goiânia, além de ser exibido nos festivais de Brasília, Mostra Tiradentes, Olhar de Cinema (Curitiba), Cinesul , FENAVID (Bolívia), Festival Cinematográfico de Montevideo (Uruguai) e Festival Latino-Americano de Cinema de Trieste (Itália).

"Iván" é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição, e apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e dos Escoteiros do Brasil.


S
erviço:

Datas de estreias:
19/11 – Rio de Janeiro (RJ)
26/11 – São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba, Castro e Campo Largo (PR)

Pré-estreias:
19/11 – Rio de Janeiro (Cine Odeon), às 20h (coletiva de imprensa às 19h)
23/11 – São Paulo (Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca), às 20h30
24/11 – Curitiba (Espaço Itaú de Cinema – Shopping Crystal), às 21h30

Debates confirmados:
26/11 – Brasília - Sessão especial com meia entrada seguida de debate, no Espaço Itaú às 19h.*

26/11 – Rio de janeiro – Sessão especial com meia entrada. Horário a confirmar.*

27/11 – Porto Alegre - Sessão especial com meia entrada no Espaço Itaú de Cinema, seguida de debate o auditório da Livraria Cultura, ao lado do cinema, às 18h.*

05/12 – São Paulo – Sessão especial gratuita seguida de debate em conjunto com Cine Direitos Humanos e Clube do Professor, no Espaço Itaú Frei Caneca, às 11h*.

Sessões Clube do Professor confirmadas:

05/11 – Brasília
05/12 – Curitiba, com presença do diretor Guto Pasko (a confirmar)
05/12 – Porto Alegre

* Informações mais detalhadas sobre os debates e demais eventos relacionados ao filme no link: www.facebook.com/ivanfilme/events

Cidades e salas em que o filme estará em cartaz nas primeiras duas semanas:

Semana 20 a 22/11:
Rio de Janeiro – Cine Odeon (excepcionalmente, entre os dias 23 e 25/11 não haverá sessão de IVÁN em virtude de um evento realizado no local)

Semana 26/11 a 02/12
Rio de Janeiro - Cine Odeon
São Paulo - Espaço Itaú Cinema Frei Caneca
Brasília - Espaço Itaú Cinema
Porto Alegre - Espaço Itaú Cinema
Curitiba - Espaço Itaú Cinema e Cineplus Jardim das Américas (2 sessões no Jardim)
Castro - Cineplus (2 sessões)
Campo Largo - Cineplus (2 sessões)

Iván na internet:
Página no Facebook: www.facebook.com/ivanfilme
No Instagram:@ivanfilme
Página oficial: ivanfilme.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário