sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TERRÁRIO de Maikon K



Dança privê num portal interdimensional.

Nesta terça feira, dia 1 de dezembro, o solo Terrário de Maikon K entra em cartaz no espaço alternativo Estúdio 455, Rua Floriano Essenfelder, 455 - Alto da Glória. O trabalho permanece em temporada de 1 a 13 de dezembro (terça a domingo), sempre às 20h com entrada franca.

Um terrário é um recipiente que recria as condições ambientais necessárias para um ser viver, seja um animal ou planta. Possui pelo menos uma de suas paredes feita de material transparente, que permite às pessoas observar o comportamento dos seres vivos em seu interior.

Neste trabalho solo, Maikon K parte da relação do corpo com materiais, como espelhos, areia e luz. Um corpo superexposto ao olhar do outro, multiplicado em fragmentos e estilhaços. Um corpo que se mostra e ao mesmo tempo está confinado. Terrário é sobre observar e ser observado, sem no entanto se deixar tocar. É ver sua própria imagem e não se reconhecer. Holograma de cubo e olhos.

O cenógrafo Fernando Marés criou uma estrutura que coloca o público no papel de voyeur. Olha-se através e para dentro, captando pedaços, feixes, sons. Num mundo de webcams e fotos instantâneas, capturamos, selecionamos e oferecemos nossa imagem a uma multidão de olhos. Imagem que se alastra sem controle, viral. Podemos nos comunicar com o mundo de dentro de nosso quarto, carro, banheiro, prisão. E o mundo vem até nós, fibra ótica, sorvido pelas retinas vidradas. Consumimos um mundo-imagem, e somos por ele consumidos.

Terrário também conta com a colaboração dos artistas Faetusa Tezelli (figurino), Michelle Moura (dramaturgia), Beto Kloster (som), Fábia Regina (luz) e Lauro Borges (foto). Foi realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo da Celepar. E conta com o apoio da Kaiut Yoga.

Terrário dá continuidade à pesquisa de Maikon K iniciada em “DNA de DAN”, performance que foi selecionada pela artista Marina Abramovic para integrar a exposição Terra Comunal, em março de 2015, no Sesc Pompeia, em São Paulo. Maikon K trabalha nas fronteiras entre dança, performance e teatro.

Serviço:
Terrário de Maikon K
De 1 a 13 de dezembro, de terça a domingo às 20h
Estudio 455 (Rua Floriano Essenfelder, 455 - Alto da Glória, Curitiba)
Entrada Franca
Créditos: foto de Lauro Borges

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário