terça-feira, 14 de março de 2017

AULAS E DINÂMICAS DE DANÇA ENVOLVEM PACIENTES E FAMILIARES



Projeto da ABABTG beneficia Hospital Pequeno Príncipe com oficinas de movimento

Eles aprendem sobre a história da dança, participam de dinâmicas e brincadeiras e praticam até alguns movimentos de balé adaptados para o ambiente hospitalar. Essas ações fazem parte das oficinas oferecidas no Hospital Pequeno Príncipe pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, a ABABTG. O projeto BTG X Alemanha, viabilizado pela Lei Rouanet, prevê a criação de um espetáculo inédito com coreógrafos renomados e atuantes no país germânico, e, também, a realização de uma série de atividades relacionadas à dança envolvendo pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e seus familiares.

As primeiras ações do projeto aconteceram em fevereiro e março e já animaram os participantes. Eles entraram no ritmo, dançaram, bateram palmas, prestaram atenção nas aulas e se divertiram. De acordo com a presidente da ABABTG e ex-bailarina do Balé Teatro Guaíra, Simone Bönisch, a alegria percebida nas crianças do Hospital Pequeno Príncipe tem estimulado a equipe da Associação. “Tocar a vida de alguma criança, de qualquer forma, já é motivo para a gente estar aqui”, declara Simone, que acrescenta: “é uma iniciativa que reforça o fato de que a dança é para todos, sem nenhum estereótipo”.

Jorge Schneider – ex-bailarino do BTG e ministrante da oficina – percebe com alegria os resultados positivos da ação. “As oficinas têm estimulado a integração em um ambiente de fragilidade física e emocional, além do acesso a diferentes culturas. Sabemos da importância de projetos como esse e da imensa troca de experiências que eles possibilitam”, enfatiza Schneider, que também é vice-presidente da ABABTG.

Para o público, a oficina deixou as melhores impressões. “Acho ótimo, minha filha sai das oficinas e passa a tarde toda comentando e sonhando. Sem contar que a dinâmica é sempre diferente”, alegra-se Ieda Cardoso Santiago Barbosa, mãe da paciente Emily Lindsey Cardoso Barbosa, de 10 anos. A paciente Fernanda Gnatta Klug Sureck, 15 anos, também comenta: “gosto muito, pois me descontrai, eu e minha mãe sempre participamos das oficinas”.

Saiba mais sobre o projeto BTG X Alemanha

Por meio de um acordo de cooperação em intercâmbio artístico-cultural com o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart em 2016, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, a ABABTG, recebeu em Curitiba três renomados coreógrafos atuantes na Alemanha. Os profissionais vieram à capital paranaense aceitando o desafio de coreografar um novo espetáculo em parceria com o Balé Teatro Guaíra. O resultado deste trabalho foi tão bem-sucedido que abriu as portas para o BTG sair em turnê inédita por cidades alemãs.

Os coreógrafos Christoph Winkler, Katja Wachter e Roberto Scafati – todos participantes do festival alemão, evento de vanguarda realizado anualmente em Stuttgart - desembarcaram em Curitiba em julho de 2016 acompanhados do diretor artístico Marcelo Santos de Oliveira. Em um intenso ritmo de pesquisa e composição coreográfica junto ao corpo de bailarinos do BTG, foram criadas três coreografias contemporâneas, que compõe um espetáculo com estreia mundial prevista para este ano, em Curitiba.

Após a estreia na capital paranaense, o espetáculo seguirá em turnê por cidades alemãs. De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, a vivência dos bailarinos do BTG junto a esses coreógrafos possibilita um enriquecimento artístico expressivo. “A apresentação em Curitiba vai conceder ao público local o contato com um trabalho contemporâneo surpreendente e a turnê pela Europa proporcionará um expressivo desenvolvimento artístico à carreira desses bailarinos”, explica.

O projeto BTG X Alemanha tem como instituição beneficada o Hospital Pequeno Príncipe, a maior unidade pediátrica do Brasil.

ABABTG
Fundada em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra surgiu para fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinergética entre os setores público e privado. Para tanto, tem desenvolvido projetos culturais que promovam ações de formação, atualização, divulgação e fomento da dança, em suas diversas linguagens. A formação de público e o apoio à gestão de carreira de seus associados bailarinos, ex-bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra também estão entre os compromissos da ABABTG. Formalizada como uma agremiação artística e cultural de caráter civil e personalidade jurídica e recentemente qualificada como Organização Social, a Associação tem demonstrado uma atividade intensa desde a sua fundação. Entre os seus principais eventos está a Mostra Paranaense de Dança, realizada anualmente em diferentes cidades do Estado para incentivar e valorizar bailarinos e grupos amadores e promover apresentações profissionais a preços populares.

+ info:

www.ababtg.org.br/mostra


https://www.facebook.com/ababtgoficial/


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário