terça-feira, 14 de março de 2017

SELVÁTICA AÇÕES ARTÍSTICAS ESTREIA O ESPETÁCULO LINDA BLAIR ENTRA NA SALA NA CASA SELVÁTICA

Linda Blair Entra na Sala Foto de Amira Massabki
Comemorando cinco anos de resistência, o coletivo independente de artistas estreia espetáculo em sua sede no bairro Rebouças

Nesta sexta-feira, dia 17 de março, o coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas apresenta em sua sede, o sobrado cor de rosa localizado no bairro Rebouças, o espetáculo inédito Linda Blair Entra na Sala. A montagem é centralizada na figura da mulher como anti-heroína: em uma sequência de cenas do cotidiano Linda está sempre em oposição a figuras masculinas. As cenas, que culminam em situações absurdas, são carregadas de mensagens feministas e evidenciam como a cultura ocidental tende a demonizar a imagem da mulher historicamente.

Escrita em 2003 pela dramaturga Leonarda Glück, Linda Blair Entra na Sala, apesar de levar no título o nome da atriz de cinema do clássico O Exorcista, foi escrito em um período em que a dramaturga assistia ao filme O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, em que uma mulher sempre é levada ao erro por seus parceiros e familiares. “Todos os planos dessa mulher fracassam e ela está presa numa situação que aparentemente não tem solução”, comenta Glück.

Segundo a autora, o próprio título do texto é uma brincadeira com o fato de a atriz Linda Blair ter ficado por anos estigmatizada por um único filme e posteriormente “ficar presa numa maldita trap do sistema fazendo participações especiais e filmes de menor visibilidade”.

O ponto inicial do projeto foi em 2015 no evento "Clássicos Inéditos de Leonarda Glück", um ciclo de leituras dramáticas promovido pelos artistas da Casa Selvática, evento esse que apresentava ao público diversos dos textos de Leonarda, que é a primeira dramaturga transgênera a ser publicada no país.

A encenação, assinada pela artista selvática Semy Monastier, carrega um universo de referências pop que vão, além da óbvia Linda Blair.

Equipe de Criação
Texto: Leonarda Glück
Direção: Semy Monastier
Elenco: Patricia Cipriano, Lucas Tatarin, Matheus Henrique e Victor Hugo
Sonoplastia: Jo Mistinguett
Iluminação: Fábia Regina
Imagens: Amira Massabki

Serviço:
LINDA BLAIR ENTRA NA SALA
De 17 a 26 de Março sempre às 20h na Casa Selvática
Rua Nunes Machado, 950 - Rebouças, Curitiba
R$20 e R$10 (meia entrada)
www.selvatica.art.br
Confira a página do evento, aqui

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário