terça-feira, 14 de março de 2017

CURITIBA RECEBE NESTA TERÇA-FEIRA, 14, SEMINÁRIO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Evento prossegue até quinta-feira com os mais renomados especialistas do setor

Começa nesta terça-feira, 14, em Curitiba, o Seminário sobre Energias Renováveis no Rural /Sul. Durante três dias, as perspectivas, oportunidades, aplicações, pesquisas, custos e financiamentos das energias renováveis serão debatidos no Confiance Centro Cívico. O evento reúne mais de 60 representantes do setor, entre universidades, cooperativas e especialistas.

A iniciativa é da Itaipu Binacional, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB). A programação será aberta nesta terça-feira pela manhã e prossegue até quinta-feira, 16.

A abertura está prevista para as 8h30, com a participação de representantes da FAO, Itaipu e SEAB. Os moderadores serão Cláudia Cartes e Carlos Biasi, ambos da FAO.

Evento

Das 10h15 às 11h15, estará em discussão o tema Perspectivas das energias renováveis no Sul do Brasil, com Rodrigo Sauaia, da Absolar, e Cicero Bley Junior, da Abiogás. O moderador será o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida. Na sequência, o assunto em pauta é Oportunidades do biogás no Sul do País, com Rodrigo Régis, do CIBiogás.

Das 13h às 15h30, as aplicações do biogás na agricultura, com ênfase na agricultura familiar, serão apresentadas pelos agricultores Gedson Vargas e Elisabet Vargas. Já as aplicações do biogás no agronegócio serão abordadas pelos agricultores Claudinei Almeida, Fernanda Colombari de Almeida e Luis C. Gerhardt. O moderador será Felipe Marques, do CIBiogás.

Das 15h45 às 17h15, as aplicações do biogás na indústria agrícola e seu uso no setor industrial serão abordadas por Guilherme Daniel, da CVale, Inácio Frey, da Cooperativa Lar e Romário Stein, da Cerâmica Stein. A moderação é de Felipe Marques.

No dia 15, das 8h30 às 9h30, acontece um debate sobre as aplicações da energia fotovoltaica na agricultura no RS, com Matias F. E. Kraemer e Leidiane Mariani, do CIBiogás - Unicamp. Outras aplicações da energia fotovoltaica serão debatidos nos encontros seguintes, das 9h30 às 10h, com o agricultor Antonio Godin, de Francisco Beltrão; e das 10h às 10h30,com o agricultor gaúcho Mauro Gouvea.

Das 10h45 às 11h45, é a vez de debater a utilização da energia fotovoltaica nas universidades, com o professores Ricardo Rüther (UFSC) e Adriano Moehlecke, da PUC/POA/RS. A moderação é de Leidiane Mariani, do CIBiogás – Unicamp.

As discussões da tarde começam com o tema “Pesquisa em energias renováveis”, com o pesquisador Carlos Reisser Júnior, da Embrapa Clima Temperado e o analista Evandro Carlos Barros, da Embrapa Suínos/Aves. A moderação fica por conta de Valter Bianchini, da FAO.

Das 14h às 14h30, entram em pauta as aplicações de florestas energéticas na agricultura, com o pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestal. Das 14h30 às 16h, as aplicações de biogás nas universidades serão apresentadas pelo professor Laercio Mantovani, da UTFPR Medianeira/PR; professora Angélica Reolon da Costa, do Setrem Três de Maio (RS); e professor Cezar Machado, da Univates Lajeado (RS). A moderação é do professor Almir Gnoatto, da UTFPR - Campus Dois Vizinhos.

Das 16h15 às 16h45, os aspectos técnicos das energias renováveis e arranjos cooperativos serão abordados por Eduardo Trindade, do CIBiogás. A moderação é de Gladis M. Backes Bühring, consultora do PNUD. Das 16h45 às 17h15, o tema em pauta é geração distribuída, com Emerson Luis Nascimento e Julio Shigeaki Omori, ambos da Copel.

No dia 16, o seminário comenta aspectos técnicos das energias renováveis e a importância dos biofertilizantes. O assunto será abordado pela pesquisadora Graziela Barbosa, do Iapar. Sobre o mesmo tema, mas com ênfase em custos e vantagens, Felipe Marques, do CIBiogás e Maycon Vendrame, da Superintendência de Energias Renováveis de Itaipu, são os comentaristas. Rafael Gonzales, do CIbiogás, modera o painel.

Das 10h às 11h, as propostas das instituições financeiras para as energias renováveis serão comentadas por Luiz L. Tomacheski, da Cresol Baser, Gilson Nogueira, do Sicredi PR/SP, e Fernando Favoreto, do Banco do Brasil.

Já das 11h10 às 11h45, entram em pauta as políticas públicas para as energias renováveis e propostas de encaminhamento. Haverá sempre intervalo entre um painel e outro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário