sexta-feira, 16 de setembro de 2016

MIS-PR PROMOVE PALESTRA SOBRE O GENERAL GOMES CARNEIRO COM FOTOS DE GUILHERME GLÜCK



Na próxima quinta-feira (22/09), às 19h, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove a palestra “General Gomes Carneiro: A construção do herói republicano no olhar do fotógrafo Guilherme Glück”, conduzida pelo Prof. Dr. Ederson Martins Santos Lima. A entrada é gratuita.

O tema abordará a construção da imagem do General Gomes Carneiro, morto durante os combates da Revolução Federalista (1893-1895) na Lapa (PR). Como suporte para a apresentação serão utilizados inúmeros registros fotográficos de Glück, fotógrafo que retratou a cidade entre 1920 e 1950.

Na década de 1970, o MIS-PR adquiriu a imensa coleção de imagens do fotógrafo, que hoje se constitui num dos tesouros iconográficos do Estado. Glück faleceu em 1983, deixando para a Lapa e para o Paraná um legado de imagens que possibilitam compreender de forma muito mais ampla a sociedade paranaense da primeira metade do século XX.

Sobre o palestrante
Ederson Martins Santos Lima é doutor em Educação pela UFPR, mestre e graduado (bacharelado e licenciado) pela mesma universidade. É professor com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, no qual coordena projeto de pesquisa na área de acervos fotográficos com relevância histórica, bem como a relação entre memória, história e fotografia. As áreas de pesquisa concentram-se em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: educação na Primeira República, arquitetura escolar, fotografia, memória e história.

Sobre o fotógrafo
Guilherme Glück (1892-1983) nasceu na região rural de Rio do Poncho, em Santa Catarina. No começo do século XX mudou-se para a Lapa. Entre os anos de 1920 e 1953 foi o fotógrafo “oficial” da cidade, visto que outros profissionais atuaram por pouco tempo na cidade.

Serviço:

Palestra: “General Gomes Carneiro: A construção do herói republicano no olhar do fotógrafo Guilherme Glück”
Dia 22 de setembro, às 19h
Museu da Imagem e do Som do Paraná

Entrada gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. Curitiba-PR
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábados e domingos das 10h às 16h.
41 3232-9113
www.mis.pr.gov.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário