terça-feira, 25 de outubro de 2016

PIANISTA CURITIBANA RENATA BITTENCOURT REALIZA TURNÊ DE RECITAIS NO BRASIL

Renata Bittencourt,  foto: Luis Fernando Frandoloso - LUFF
Residindo em Paris e se apresentando em diversos países da Europa, a pianista Renata Bittencourt, retorna ao Brasil para uma turnê que prestigia compositores nacionais. O recital “Concertos Brasileiros”, que será apresentado na Capela Santa Maria, terça feira, dia 1º de novembro às 20h, reúne peças dos renomados compositores: Chiquinha Gonzaga, Brasílio Itiberê, Ernesto Nazareth, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Radamés Gnattali, Senival Bezerra do Nascimento (Senô) e Marlos Nobre, aliando o talento da pianista à diversidade da música erudita brasileira.

TRAJETÓRIA:
Renata Bittencourt de Assis, curitibana, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos com Marilena Amalfi Voss e aos 15 anos começou a se dedicar à musica clássica. Gradou-se no curso Superior de Instrumento (Bacharel) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2008) e concluiu o Mestrado no Conservatório de Lausanne (Suíça - 2013), onde seu trabalho sobre a interpretação no piano das sonatas do padre Soler recebeu o prêmio da Comunidade Georges-Paccot pelo melhor trabalho de mestrado.

Renata apresenta-se frequentemente, no Brasil e na Europa, tanto como solista quanto em recitais de música de câmara. Participando de festivais na França e na Suíça tais como Piano Classique à Biarritz, Folie Piano, Automne Musical, na turnê/residência no Palácio em Espalion (França) e em séries de concerto como Klavier-Abend em Zurique e Concerts au LAC (Local d’art contemporain) em Vevey. Como solista, atuou com orquestras brasileiras sob a regência de Osvaldo Ferreira, Júlio Medaglia e Alex Klein.

Desde 2010, ela forma o Duo Aurore com o pianista luso-brasileiro Diego Munhoz, explorando o repertório para piano a quatro mãos e dois pianos. Neste ano de 2016 o duo fez sua estréia na Espanha, tocando em Madrid e Léon.

A TURNÊ
Renata Bittencourt estreia o recital “Concertos Brasileiros” em Curitiba, e segue com suas apresentações por cidades no interior do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), pela Unicultura - Universidade Livre da Cultura, Trento Edições Culturais, patrocinado pela Copel e apoiado localmente pelo Instituto Curitiba Arte e Cultura de Curitiba - ICAC.

SERVIÇO:
Concertos Brasileiros Renata Bittencourt.
Dia 01 de novembro, terça-feira, 20 horas.
Local: Capela Santa Maria, R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba.
Entrada Franca.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário