SALOMÉ - foto Elenize Dezgeniski |
O Teatro Novelas Curitibanas recebe, a partir do dia 27 de outubro, a nova montagem da Cia. De Teatro do Urubu: Salomé. A peça fica em cartaz até o dia 13 de novembro, com entrada franca.
O texto, uma transcriação de Fausto Fawcett a partir da Salomé de Oscar Wilde, se cria na fricção entre literatura e teatro, onde questões relacionadas ao poder, amor, política e religião são os disparadores para as ações da cena, que emerge no trânsito entre narração e drama.
A encenação, assinada por Carolina Meinerz com colaboração artística de Nadja Naira, é uma bricolagem de linguagens teatrais que se configuram a partir da relação dos personagens com seus contextos. Em cena, um caleidoscópio existencial do homem contemporâneo e suas lógicas, um duelo construído na relação entre o individual e o coletivo.
Salomé, da Cia. de Teatro do Urubu, é uma tragédia contemporânea voluptuosa que evoca o espectador a transitar por um emaranhado de experiências sensoriais, a partir do embate das relações contemporâneas. No palco, os personagens respiram em um mundo paralelo, onde a ironia e a barbárie se instalam em uma luta vivaz e franca pela sobrevivência.
Salomé, na versão atualizada pelo grupo, é sedução pela palavra. É libido. É sinceridade. É máquina, cabeça e coração. É futuro.
SALOMÉ - foto Elenize Dezgeniski |
Quando a Lua Gigante estiver próxima demais da Terra e os sinalizadores inundarem de fumaça os céus, é sinal de que Habemus Apocalipse! Ventos cheios de sangue varrerão o planeta e as cidades vão se transformar no que sempre foram: Coliseus de luta pela sobrevivência e pelas rações de afetos. Salomé é a história de alguém que pede a cabeça de outro alguém numa bandeja de prata. Uma longa música cheia de nuances, um hino progressivo rock cheio de ataques punk metal de forró pé de serra elétrica hard core.
SALOMÉ POR FAUSTO FAWCETT
"Adaptar Salomé de Oscar Wilde. Adaptar um mito bíblico a partir do texto peça do grande poeta/ pensador da decadência com elegância. Gênio da ironia eterna. Carol Meinerz me deu essa missão e lá fui eu. Adaptar esse texto foi como adaptar um organismo na evolução biológica ao ambiente da atualidade tecnobrutal que se apresenta tornando-o apto a preservar/incrementar o impacto da história, o impacto das personagens. Preservar/incrementar a crueldade sarcástica, erótica, moral e filosófica da Bíblia presente na carne do P.A.U (Perturbado Agora Urbano). Minha tarefa foi adaptar Salomé à fúria criativa da Companhia do Urubu dirigida por quem entende dessa fúria: Nadja Naira e a própria Carol Meinerz (a ruiva a quem sempre entregarei minha cabeça).
Missão dada. Missão cumprida. Salomé via Companhia do Urubu não sairá mais das suas mentes, corações e baixo ventre. Salomé a todos." Fausto Fawcett
CIA. DE TEATRO DO URUBU
A Cia. de Teatro de Urubu pinta a singeleza das almas arremessadas pela arte - como a honestidade do sarcasmo e o sobrevôo de um urubu - rumo à elaboração de uma coerência e beleza outras. Começamos nossa emboscada em 2015 com a estreia do espetáculo Urubu Comum, em Curitiba. Agora, com tecno-pílulas-de-carnalidade-absoluta, abatemos Salomé. E, para este trabalho, contamos com a distinta mão criadora de Nadja Naira para arremeter.
FICHA TÉCNICA
Direção Carolina Meinerz
Dramaturgia Fausto Fawcett
Colaboração Artística e Ensaiadora Nadja Naira
Assistência de Direção Diego Marchioro
Coordenação Artística Carolina Meinerz e Michelle Pucci
Direção de Movimento e Coreografia Carmen Jorge
Elenco Anderson Caetano, Carolina Meinerz, Gustavo Gusmão, Igor Kierke, Michelle Pucci, Muhammad Chab
Preparação Vocal Michelle Pucci
Figurino Paulo Vinícius
Visagismo Andy Perreto e Fernanda Perreto
Cenografia e Adereços Guenia Lemos
Trilha Sonora Original Felipe Ayres e Rodrigo Stradiotto
Iluminação Victor Sabbag
Designer Gráfico Luca Fischer
Projeções Igor Kierke
Fotografia Elenize Dezgeniski
Registro de Vídeo e Teasers Alan Raffo
Assessoria de Imprensa Fernando de Proença
Direção de Produção Diego Marchioro
Produção Rosa Aragón
Assessoria Jurídica Luiz Roberto Meira - Harlequim Produções
Realização Rumo Empreendimentos Culturais e Cia. de Teatro do Urubu
SERVIÇO:
Teatro Novelas Curitibanas
(R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco – Curitiba - Tel: (41) 3321.3358)
de 27 de outubro a 13 de novembro / quinta a domingo às 20h00
Classificação 16 anos
Duração 90 min
ENTRADA FRANCA (sujeito a lotação)
Confira a página do evento, aqui
AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Fernando de Proença (41) 9996.5292
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário