terça-feira, 28 de junho de 2016

BLINDAGEM CELEBRA QUATRO DÉCADAS DE ESTRADA COM SHOW NO MEDIANEIRA



Grupo seminal do rock paranaense se apresenta no projeto Quarta Aumentada.

A próxima quarta-feira (29) será dia de rock ‘n’roll no Colégio Medianeira. Os curitibanos da banda Blindagem se apresentam às 20h no Auditório Ir. Vicente Slany pelo projeto Quarta Aumentada, uma iniciativa do Centro de Artes para levar diferentes estilos musicais às famílias, aos educadores e à comunidade.

Para Paulo Juk, baixista e um dos fundadores do grupo, o show no Medianeira materializa o Blindagem enquanto rito de passagem. “Nós temos muito respeito pelo nosso trabalho e pelos nossos parceiros. Isso transparece no palco, as pessoas gostam e as crianças acabam gostando também”, explica.

Os convites para a banda tocar em escolas confirmam a renovação constante do público que, de acordo com o músico, é fator fundamental para que o quinteto continue na atividade e mantenha relevante sua produção.

Amizade

Blindagem, que completou recentemente 41 anos de estrada, faz parte da história do rock paranaense e é uma das bandas seminais do gênero em Curitiba. O primeiro LP da banda, que tinha entre os parceiros o poeta Paulo Leminski, emplacou o sucesso “Oração de um suicida”, composição do saudoso Ivo Rodrigues, que foi vocalista da banda até sua morte em 2010, e de Leminski, falecido em 1989.

“Eu e o Ivo fomos amigos por mais de 40 anos. Nós nos conhecemos antes do Blindagem”, relembra o baixista, que chegou a tocar com o Ivo em alguns shows da banda A Chave. Sobre Paulo Leminski, as lembras do xará não são muito diferentes. “O Paulo sempre foi um grande amigo, fazia parte da nossa turma ou, como ele mesmo chamava, a ‘Turma no Pinel’ (eternizada na música ‘Sou legal eu sei’)”, diz.

A celebração dessa amizade deve render um novo fruto em breve. Em agosto está previsto o lançamento do CD com músicas inéditas de Leminski e Ivo. O trabalho, que ainda não tem nome definido, promete agradar os fãs de todas as idades.

O professor Lucas Ferron, idealizador do projeto e responsável pela Oficina de Violão do Medianeira, afirma que o Blindagem representa a luta do artista para se manter ativo e relevante ao longo das décadas. “O Blindagem materializa carreira musical. Eles realmente vivem da arte deles”, afirma.

Quarta aumentada

O projeto Quarta Aumentada, uma parceria entre a Associação Paranaense de Violões (APV) e o Centro de Artes do Medianeira, nasceu em 2015 com a proposta de trazer para o Colégio artistas locais e promover uma experiência artística para alunos, famílias e a comunidade em geral.

“A ideia da Quarta Aumentada é promover vivências artísticas no sentido de formação de plateia e mobilizar a comunidade para os bons artistas que temos em Curitiba e no Paraná”, explica o professor Lucas Ferron.

Entre os artistas que já estiveram no palco do Quarta Aumenta estão Murilo da Rós, Fabrício Mattos e a Orquestra de Violões do Conservatório de São Luís(MA). Em 2016, o grupo Gringo’s Washboard Band também já se apresentou no Colégio como parte do projeto.

Serviço:
Banda Blindagem – Quarta Aumentada
Quando: 29 de junho
Horário: 20h
Local: Colégio Medianeira – Auditório Ir. Vicente Slany (Bloco D)
Endereço: Av. Governador José Richa, 10546 – Prado Velho – Curitiba - telefone: 3218-8000
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário