quinta-feira, 2 de junho de 2016

À TODA AÇÃO MARGINAL



Ocupação Pinheiros e Precipícios no Teatro Zé Maria propõe relações históricas, arquitetônicas e políticas com a cidade de Curitiba

Depois de uma pré-estreia integrando a programação do Curitiba Mostra, que a convite do Espaço Cênico reuniu a Cia Senhas, Espaço Cênico, Selvática Ações Artísticas e a Companhia Brasileira de Teatro em torno da literatura paranaense, O Estábulo de Luxo a Selvática Ações Artísticas reapresentam Pinheiros e Precipícios - espetáculo e conjunto de ações que acontece no teatro Zé Maria de 09 a 26 de Junho.

O espetáculo é baseado na obra de Wilson Bueno, escritor paranaense que lutou contra costumes obsoletos e realizou uma investigação profunda na relação com uma Curitiba distante da construção de uma cidade cartão postal. E presta homenagem a figuras locais como a travesti mendiga Gilda (que se tornou um símbolo na luta contra a intolerância), o multiartista Raul Cruz, e o diretor teatral Cleon Jacques. Figuras marcantes, segundo o encenador Ricardo Nolasco, por tornarem a vida em Curitiba mais possível com suas presenças e obras. Ele também diz que o espetáculo possui uma relação com a história, a arquitetura e visões políticas da cidade.

Para o diretor "É muito importante tecer essas pontes com a história do Teatro Zé Maria, a rua 13 de Maio, e a cidade de Curitiba". Por isso a peça acontece em diversos espaços do teatro e complementa “Também criamos uma programação paralela, uma ocupação do teatro com diversas atividades que não caracterizam apenas o espetáculo mas uma zona que busca relembrar o Teatro da Classe que acontecia no espaço onde hoje é o Teatro Zé Maria”.

Para isso irá se montar um bar cabaré (Boleros Bar, também título de um dos principais livros de Wilson Bueno) no fundo do teatro, que abrirá de quarta a sexta a partir das 17h. O bar terá um microfone aberto e estão convidados todos aqueles que quiserem contribuir com shows, poemas, músicas, cenas e manifestos. Também compõe a programação: aos sábados, o Cinema Olympia - com sessões de vídeos, web performances e filmes; aos domingo acontece a Feira da Ladra - uma feira coletiva e livre no pátio do teatro e nas quartas feiras encontros com artistas paranaenses imprescindíveis por sua arte marginal e heroica.
Com nomes irreverentes da cena paranaense, como Stéfano Belo, Leonarda Glück, Simone Magalhães, Patricia Saravy, Jeff Bastos e Patricia Cipriano, também integra o elenco a atriz Claudete Pereira Jorge - grande nome das artes cênicas no Sul do Brasil - e um coro irreverente e provocativo formado por Amira Massabki, Bianca Amante, Julio Constantino, Léo Bardo, Priscilla Amante, Matheus Henrique, Rafa Poli e Semiramys Monastier.

Iluminação: Semyramys Monastier. Sob direção de Ricardo Nolasco, o diretor em cena, e com dramaturgia de Francisco Mallmann, iluminação de Semy Monastier e trilha original e sonoplastia ao vivo de Jô Mistinguett.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Francisco Mallmann
Encenação: Ricardo Nolasco
Elenco: Claudete Pereira Jorge, Jeff Bastos, Leonarda Glück, Patricia Saravy, Simone Magalhães e Stéfano Belo.
Corifeu: Patricia Cipriano
Coro: Amira Massabki, Bianca Amante, Julio Constantino, Léo Bardo, Priscilla Amante, Matheus Henrique, Rafa Poli e Semiramys Monastier.
Iluminação: Semyramys Monastier
Trilha Sonora/Ambientação Sonora: Jo Mistinguett

Créditos das fotografias: Marcelo Almeida



Serviço:

PINHEIROS E PRECIPÍCIOS

de 9 a 26 de Junho (quinta a domingo) às 20h
R$ 26 e R$13

BOLEROS BAR
Bar Cabaré conduzidos pelas musas selváticas Patricia Cipriano e Rafa Polli. Aberto de Quarta a Domingo a partir das 17h para esquentar os gélidos corações no inverno curitibano.
ENTRADA FRANCA

OCUPAÇÃO DE QUARTA
16 e 23 de Junho às 20 horas
Encontros com artistas paranaenses
ENTRADA FRANCA

FEIRA DA LADRA
Domingos
feira coletiva com venda de Zines, publicações independentes, cds, charlatanismos, performances, shows, colares e outras artimanhas
ENTRADA FRANCA

CINEMA OLYMPIA
Sábados - 17 horas
vídeos, filmes e web performances com curadoria de Ricardo Nolasco
ENTRADA FRANCA

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário