segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CASOS DE CAXUMBA VÊM AUMENTANDO: FIQUE ALERTA!


Maria Inez Kuchiki Domingues, médica infectologista

Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, registrou até agora 1.074 casos, o que representa aumento de 59%, número superior ao registrado em 2015 (675 casos)

A caxumba é uma doença viral, altamente contagiosa, causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos (gotículas de saliva que a pessoa lança ao falar). Infectada, a pessoa pode apresentar sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza e aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

A médica infectologista Maria Inez Domingues Kuchiki, da Clínica Cardio&Saúde, dá a dica: “A prevenção começa ao se evitar ambientes fechados e aglomerados, dando preferência aos locais bem ventilados. Atentar-se sempre à toalete respiratória, ao tossir e espirrar fazer em lenço ou se não houver proteger o nariz e a boca com o braço. Sempre lavar as mãos e/ou álcool 70%. A forma mais eficaz de prevenção é a vacina – Vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. É importante que os adultos se imunizem. Quem nunca teve a doença ou não sabe se teve ou se foi vacinado deve ir a uma unidade de saúde e se vacinar. Quem já teve a doença estará para sempre protegido”, diz a infectologista.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário