terça-feira, 16 de agosto de 2016

IRIA BRAGA ENCERRA TURNÊ DE LANÇAMENTO DO DISCO SOLO



A cantora e atriz faz apresentação única na Capela Santa Maria

Há um ano em turnê, desde a estreia aclamada pela crítica especializada, a cantora e atriz Iria Braga apresenta no dia 21 de agosto, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a partir das 19h, o último show desta temporada de apresentações do seu primeiro disco solo.

Foram doze shows realizados ao longo de 2015 e 2016 com casa cheia em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Embora a série de performances tenha sido subsidiada pela lei de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Iria já estava imersa no processo de criação antes mesmo da projeção desta turnê. “Circular me proporcionou o contato com plateias e espaços distintos. Incrível! O show foi sendo gestado delicadamente mas quando abri ao público foi com a força de um rebento. Era uma necessidade. Inúmeras vezes me peguei revisitando meu próprio trabalho como artista e produtora. Reflexões sobre reflexões. Porém, em arte nunca chegamos ao fim. Mas, gosto de saber que ele cumpriu seu propósito: não ser passivo”, comenta a cantora que também é apresentadora do programa É-Cultura na TV É-Paraná.

O disco tem a direção musical de Oliver Pellet e a direção do show é assinada por Indioney Rodrigues. “As pessoas me perguntavam porque eu tinha demorado tanto entre o lançamento do disco [2013] e a realização destes shows. Eu desejava que toda aquela produção feita no estúdio fosse apreciada anteriormente, queria que as músicas caminhassem sozinhas”, relata Iria. Além do Nhundiaquara Jazz Festival em Morretes, fez parte do roteiro de Iria e seu quarteto, o Sesc Paço da Liberdade, o Dizzy Café Concerto, as Ruínas do São Francisco, o Conservatório de MPB e a temporada especial de três dias no Teatro José Maria Santos. Esta experiência foi um termômetro positivo para a apresentação em São Paulo no Teatro Itália, espaços icônicos da terra da garoa. Se por um viés, Iria se sentia feliz e empolgada em viajar com o show, por outro, tinha a responsabilidade em mantê-lo com a mesma intensidade e qualidade. O minucioso cuidado musical e cênico precisavam se manter. O show foi um sucesso!

Já no Rio de janeiro, cantou no palco do conhecido Espaço Cultural BNDES dentro do projeto Quintas no BNDES 2016. Dias antes participou da edição de junho do Sofar Sounds Brasil, onde surpreendentemente viu o público entoar “Parede”, do compositor curitibano Carlito Birolli. A música integra apenas o repertório do show e foi composta especialmente à Iria. Em breve, a canção vai receber um clipe inédito. Aliás, uma versão de “Pecado Original”, de Caetano Veloso e “Ave”, de Iria, somaram-se ao repertório final.

Da produção do disco físico a passagem pelos palcos, o trabalho veio aprimorando-se. O grupo ganhou maior intimidade artística o que fez o conceito inicial expandir e amadurecer em diferentes aspectos. “Admiro imensamente meus parceiros dentro e fora do palco. Quando os vejo envolvidos nesta ideia, que inicialmente era apenas minha, me emociono”, confessa a cantora que em 2017 completa 20 anos na arte. São eles, Davi Sartori (piano), Denis Mariano (bateria), Sandro 'Guaraná' Nascimento (baixo) e Thiago Coelho (guitarra). A iluminação é assinada por Victor Sabbag e a sonorização fica por conta de Chico Santarosa e Eduardo Schotten.

Sem medo de compartilhar com os espectadores a carga emocional e a passionalidade escorpiana que faz Iria Braga ser Iria Braga, a “Crotalus Terrificus”, está no momento trocando de pele (sugestão: ouvir a quinta faixa do disco no site www.iriabraga.com, música de Arrigo Barnabé e Paulinho da Viola). Fechar este circuito em casa, promete uma noite de intensas emoções.

FICHA TÉCNICA
Realização: Iria Braga
Integrantes: Iria Braga (voz), Davi Sartori (piano), Denis Mariano (bateria), Sandro Nascimento (baixo) e Thiago Coelho (guitarra).
Direção musical: Indioney Rodrigues
Figurino: Victor Sálvaro
Iluminação: Victor Sabbag
Técnico de som: Eduardo Usui Schotten
Produção: Analice Ohashi
Foto de divulgação: Christopher Gegembauer
Assessoria de Imprensa do show: Lucas Cabaña
Incentivo: Projeto realizado com o apoio da lei de Incentivo - Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.



SERVIÇO:


Show “Iria Braga” - Apresentação única
Dia: 21 Agosto (domingo)
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba – PR
Informações: (41) 3321-2840
Ingresso: R$10 e R$5,00
www.aloingressos.com.br
www.iriabraga.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário